Uma baleia da espécie cachalote encalhou na praia do Morro das Pedras, em Florianópolis, na manhã deste domingo (1º). Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) foram acionadas e estão no local, junto com autoridades da região.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As equipes ainda devem avaliar o animal e as alternativas para atender ao encalhe. A baleia é uma fêmea, segundo a R3 Animal, e mede cerca de 11 metros.

VÍDEO: Baleia encalhada em Florianópolis vira “atração turística” e enfrenta mar desfavorável

A R3 Animal é uma associação dedicada ao resgate, reabilitação e reintrodução de animais silvestres à natureza. Ela executa o PMP em Florianópolis e mantém o Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM) no Parque Estadual do Rio Vermelho.

Continua depois da publicidade

Veja fotos:

O que é o PMP

O PMP-BS avalia possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos. Este projeto é uma condicionante para o licenciamento ambiental das atividades da Petrobras, e é conduzido pelo Ibama.

O monitoramento é feito desde Laguna, no Sul de Santa Catarina, até Saquarema, no Rio de Janeiro, e é dividido em 15 trechos.

Veja vídeo da tentativa de resgate da baleia:

Leia também

Bebê baleia encontrado morto em praia de SC morreu após ser “atropelado” por barco

Continua depois da publicidade

VÍDEO: 61 baleias-francas são vistas no litoral de Santa Catarina

Filhote de baleia-franca é encontrado morto em praia de SC

Destaques do NSC Total