A operação para retirada da baleia-jubarte encalhada no Balneário Esplanada, em Jaguaruna, Sul de Santa Catarina, mobilizou maquinário pesado na manhã deste sábado (11). O animal chegou à praia ainda na sexta-feira (10), por volta das 18h30min, já morto.
Continua depois da publicidade
A área onde a baleia estava precisou ser isolada, já que a retirada do cadáver só ocorreu na manhã de sábado. Segundo o Instituto Baleia Jubarte, este é o 70º encalhe de jubarte no Brasil só este ano.
O animal gigante tinha cerca de 8,5 metros, e era um macho. Quando ele apareceu na praia, equipes que atuam no Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca (APABF) se deslocaram até o local para avaliar as condições de saúde do animal. No entanto, equipes da Udesc, que fizeram a primeira avaliação, confirmou a morte da baleia.
Na manhã deste sábado (11), equipes da APABF isolaram a área e prestaram apoio para a operação de retirada. Veterinários da ONG EducamarBrasil atuaram na avaliação da espécie no local. A prefeitura de Jaguaruna cedeu maquinário para remoção da carcaça. O animal será enterrado na areia, como é o protocolo neste caso, conforme o analista ambiental da APABF, Gerson Roessle Guaita.
Leia também
Dia das Crianças: cidades do Sul de SC preparam programação especial neste fim de semana
Continua depois da publicidade

