nsc
an

Meio ambiente

Baleia-jubarte é encontrada morta em praia de Itapoá; veja fotos

Esta foi a primeira ocorrência registrada em 2021. Desde 2015, pelo menos 11 encalhes foram atendidos pelo Projeto de Monitoramento de Praias na região Norte de SC

07/06/2021 - 11h44 - Atualizada em: 07/06/2021 - 11h59

Compartilhe

Patrícia
Por Patrícia Della Justina
Baleia media cerca de sete metros de comprimento
Baleia media cerca de sete metros de comprimento
(Foto: )

Uma jovem baleia-jubarte foi encontrada morta em Itapoá, no Litoral Norte catarinense, na tarde do último domingo (6). O animal media cerca de sete metros de comprimento e estava em avançado estado de decomposição, segundo a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP). 

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A baleia, cujo nome científico é Megaptera novaeangliae, era uma fêmea jovem e estava encalhada à deriva na região praiana.

Em razão das condições climáticas, foi necessário aguardar o recuo da maré para primeira avaliação do animal. Em paralelo, foi realizado o isolamento da área e conversa com a comunidade presente.

> Petrópolis e Itaum são os bairros de Joinville com mais casos de dengue em 2021; veja a lista

O animal precisou ser ancorado para impedir sua deriva durante o período noturno. Na manhã desta segunda-feira (7), a equipe envolvida na operação de necropsia se deslocou ao município para realização do procedimento. As causas da morte ainda estão sendo investigadas.

Desde 2015, início do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) foram registrados 11 encalhes desta espécie na região norte de Santa Catarina, trecho monitorado pela Univille, sendo este o primeiro caso da temporada 2021.

Leia também:

> Golfinho é encontrado morto com calcinha presa às nadadeiras em Itapoá

> Joinville começa a vacinar pessoas com idade entre 55 e 59 anos; veja como agendar

Colunistas