O trânsito em Balneário Camboriú vai sofrer uma série de mudanças para o Réveillon 2026. Cerca de um milhão de pessoas são esperadas para assistir à queima de fogos na Praia Central na próxima quarta-feira (31) e o impacto deve ser direto no movimento dos veículos. Para tentar evitar o caos que marcou as últimas edições, com filas de horas, a prefeitura já divulgou as alterações previstas.
Continua depois da publicidade
O governo municipal também emitiu algumas orientações. A principal delas é para que o público chegue cedo à orla. Ainda se indica evitar acessar o Centro com veículos e deve-se procurar estacionar em locais mais próximos das saídas do município. Segundo a prefeitura, essas medidas vão facilitar o escoamento do trânsito após a queima de fogos e reduzir congestionamentos nos principais acessos.
As alterações viárias, bloqueios e rotas alternativas estarão disponíveis em um ícone específico no BC Digital, a plataforma oficial da prefeitura. O acesso vai permitir o acompanhamento das mudanças no trânsito durante a operação de Réveillon.
Trânsito, regras na praia e mais: tudo sobre o Réveillon 2026 em Balneário Camboriú
Bloqueios e desvios no Centro
A Avenida Atlântica terá bloqueio total entre a Rua 3000 e a Rua 1101, a partir das 20h30min de 31 de dezembro, com previsão de liberação às 4h do dia 1º de janeiro. Durante esse período, todas as vias de acesso ao trecho estarão fechadas, com gradis e sinalização, e o trânsito será desviado obrigatoriamente.
Continua depois da publicidade
Com o bloqueio da Avenida Atlântica, algumas vias permanecerão liberadas para circulação. No entanto, a orientação da BC Trânsito é que os motoristas evitem o deslocamento pela região central, incluindo a Avenida Brasil. Embora a via permaneça aberta e conte com ajustes semafóricos, que ficarão em modo intermitente entre as ruas 1101 e 2500, ela não é indicada como eixo de circulação durante a virada.
Desvios no Pontal Norte
No Pontal Norte, haverá bloqueio total da Avenida Atlântica no trecho entre a Avenida Osmar de Souza Nunes e a Rua Miguel Matte. A Avenida Osmar de Souza Nunes terá sentido único, da Atlântica em direção à Avenida Brasil. Os desvios serão realizados pela Avenida Osmar de Souza Nunes, Rua Miguel Matte e Estrada da Rainha, que também funcionarão como rotas de saída após a liberação gradual do trânsito.
Rotas de saída da cidade
Para saída do município após a virada, os motoristas deverão utilizar as seguintes rotas principais:
- Avenida do Estado, com controle de fluxo na Rua Miguel Matte e na rótula do Bairro Ariribá;
- Rua 3000, com acesso à BR-101 pela Marginal Leste, com apoio de agentes de trânsito em pontos estratégicos;
- Rua 3700, que fará ligação com a Marginal Leste e acesso à BR-101 sentido Norte, operando em sentido único em trecho específico;
- Quinta Avenida, com saída em direção à Avenida Santo Amaro, em Camboriú;
- Rua Dom Afonso, com ligação tanto à Marginal Oeste quanto à Avenida Santo Amaro, em Cambori.
Continua depois da publicidade
Nos viadutos das ruas 2550 e 3100, equipes atuarão no controle de tráfego para facilitar o escoamento do fluxo viário.
Entradas e circulação após a virada
A partir da meia-noite do dia 1º, as entradas pela Marginal Leste estarão liberadas, com exceção da Rua 2500, que permanecerá interditada por funcionar como corredor exclusivo para veículos de emergência. Pelo lado Oeste, as entradas ocorrerão pela Avenida do Estado, Avenida Santo Amaro e viadutos das ruas 2500 e 3100. O acesso pela Rua 3700 estará interditado.
Corredores de emergência
As ruas 2500 e 1101 funcionarão exclusivamente como corredores para veículos de emergência e forças de segurança, com entrada e saída liberadas apenas para esse fim, a partir das 20h30min na quarta (31).
Operação e orientação
A operação contará com 63 agentes de trânsito, entre comando, coordenação e equipes operacionais, além de apoio de seguranças terceirizados. Além do BC Digital, todas as alterações viárias estarão integradas ao aplicativo Waze for Cities, permitindo que os motoristas visualizem pontos interditados e recebam orientações de rotas alternativas em tempo real.
Continua depois da publicidade
Operação especial na BR-101
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai atuar na BR-101, na região de Balneário Camboriú, com o Grupo de Motociclismo Regional. A moto é um veículo mais ágil que o carro e deve diminuir o tempo de resposta para eventuais intervenções no trânsito ou até mesmo ocorrências.

