Balneário Camboriú espera receber cerca de um milhão de pessoas para assistir à queima de fogos do Réveillon 2026. O espetáculo, como ocorre tradicionalmente, será na Praia Central e vai provocar uma série de alterações no trânsito. A prefeitura já divulgou as mudanças para não pegar os motoristas de surpresa. Também estabeleceu regras para quem vai receber o Ano-Novo na orla e no calçadão da Avenida Atlântica. Esse ano, o município vai desembolsar R$ 5 milhões com a festa.
Continua depois da publicidade
Nove toneladas de fogos
O show pirotécnico terá 15 minutos de duração. Serão, ao todo, oito balsas no mar, com nove toneladas de materiais. São 16 tipos de fogos, com cores e tamanhos diferentes. Conforme a prefeitura de Balneário Camboriú, o espetáculo será coreografado, sincronizado e simultâneo, com disparo por software via satélite. A contagem regressiva para o Ano-Novo vai ocorrer na Roda-Gigante, no Pontal Norte. O teste da queima ocorreu no último dia 12 de dezembro.
A montagem das balsas passou por vistoria no dia anterior ao Natal e deve ser revisada novamente por uma equipe do município no dia 31, horas antes da chegada de 2026.

Segurança pelo alto e no mar
Tudo vai ocorrer sob os olhos atentos de aproximadamente 100 policiais militares escalados para trabalhar na noite do evento. O grupo é formado por PMs da região e também das tropas de choque, cavalaria e águia. Drones de reconhecimento facial serão usados pelos agentes para garantir a segurança do público e embarcações estarão no mar para fiscalização daqueles que escolherem assistir à queima de fogos em lanchas, no mar.
Uma das novidades para este ano é a instalação de quatro bases de segurança na faixa de areia da Praia Central, distribuídas em pontos estratégicos: na altura das ruas 2500, 1800 e 1301 e entre o Hotel Marambaia e a entrada do molhe do Pontal Norte. As torres de observação serão de uso restrito da Guarda Municipal e Polícia Militar. Será feito um corredor de segurança na faixa de areia, do Pontal Norte até a Barra Sul, para o deslocamento de viaturas em caso de possíveis atendimentos de emergência.
Continua depois da publicidade
Regras na praia e no calçadão
A prefeitura de Balneário Camboriú estabeleceu uma série de regras para quem vai passar o Réveillon na orla da Praia Central ou no calçadão da Avenida Atlântica. O uso de louças de vidro, por exemplo, está proibido. Isso vale para taças, pratos, copos. Facas, estiletes, artefatos pirotécnicos, como sinalizadores, também não serão permitidos. A orientação cita ainda que bicicletas, patinetes e veículos elétricos serão proibidos. Tudo para evitar acidentes diante da imensidade de pessoas esperadas no evento.
Outras recomendações são para não usar caixa de som e nem drones – estes autorizados apenas para os órgãos de segurança pública. Animais de estimação também não serão permitidos. A única exceção é para cachorros de serviço, como os cães guias.
Atenção aos autistas
Neste ano, um contêiner foi adaptado na praia para receber pessoas com autismo. O local tem capacidade para 10 pessoas com o diagnóstico confirmado e mais um acompanhante cada. A estrutura é fechada, mas permite assistir à queima de fogos de forma mais confortável. O espaço vai abrir às 23h do dia 31 de dezembro e vai receber por ordem de chegada até atingir a capacidade permitida.
A prefeitura também disponibilizou 500 abafadores de ruídos, que podem ser retirados no Centro de Controle Operacional (CCO), na Praia Central, até essa terça-feira (30), das 10h às 17h, também por ordem de chegada. Para retirar o item, é necessário apresentar laudo do diagnóstico de autismo ou carteirinha.
Continua depois da publicidade
Trânsito terá mudanças
A prefeitura de Balneário Camboriú orienta os motoristas na virada do ano a evitarem o deslocamento com veículos na região central da cidade e a se programarem com antecedência diante das alterações viárias programadas para o Réveillon. A Avenida Atlântica, por exemplo, terá bloqueio total entre a Rua 3000 e a Rua 1101, a partir das 20h30min do dia 31 de dezembro, com previsão de liberação às 4h do dia 1º de janeiro. Veja aqui todas as mudanças.



