Balneário Camboriú foi convidada e aceitou a integrar um estudo nacional que testa um novo modelo de telediagnóstico para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) no Sistema Único de Saúde (SUS). A cidade é a única de Santa Catarina selecionada para a iniciativa, que é conduzida pela Bio-Manguinhos/Fiocruz, instituição responsável pelos testes rápidos de ISTs no Brasil.
Continua depois da publicidade
Na prática, o estudo avalia a substituição da leitura exclusivamente visual dos testes rápidos, que hoje é feita por profissionais de saúde, por um sistema digital com leitura automatizada por Inteligência Artificial (IA) e validação remota dos exames. A proposta é reduzir falhas de interpretação, aumentar a segurança dos diagnósticos e padronizar a qualidade dos resultados, independentemente da unidade de saúde onde foi realizado.
— Receber esse convite é motivo de muito orgulho para Balneário Camboriú. Ser a única cidade de Santa Catarina selecionada demonstra que nossa rede municipal de saúde é comprometida com a inovação e com o cuidado das pessoas — disse a prefeita Juliana Pavan.
Os testes continuarão sendo realizados normalmente nas unidades de saúde do município. A diferença é que, após a coleta, o resultado será digitalizado e analisado por um sistema inteligente, que fará a leitura técnica do exame e permite validação à distância.
O estudo já está em andamento em outras cidades brasileiras e faz parte das estratégias nacionais de fortalecimento da atenção às ISTs e ao HIV, com foco em diagnóstico mais rápido, preciso e seguro.
Continua depois da publicidade







