Já está disponível em Balneário Camboriú, a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). As doses são destinadas para recém nascidos prematuros, que nasceram com menos de 37 semanas de gestação, e bebês que apresentem quadro de comorbidade. O imunizante será aplicadas gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Continua depois da publicidade
Inicialmente, a Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú recebeu 30 doses do anticorpo, que serão distribuídas na maternidade do Hospital Regional Ruth Cardoso (HRRC) e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme o previsto pelo Ministério da Saúde.
A vacina contra o vírus sincicial respiratório protege contra infecções graves do trato respiratório, como a bronquiolite e a pneumonia. A expectativa do município é proteger crianças com maior vulnerabilidade clínica antes do início do inverno, período de maior circulação do vírus, e reduzir a incidência dessas doenças através da aplicação das doses.
A diretora da Vigilância Epidemiológica, Adriana Ribeiro, destacou que, independentemente de o nascimento ocorrer em maternidade pública ou privada, os recém-nascidos que se enquadram nos critérios do Ministério da Saúde têm direito à imunização.
— É importante a gente deixar claro para os pais entenderem que independente do nascimento do bebê, em maternidades públicas ou privadas, os RNs terão o direito de receber, conforme o critério do Ministério da Saúde. Este é um marco para nós enquanto trabalhadores da saúde, e para todos, porque temos agora as crianças imunizadas, não só as gestantes como também os prematurinhos. E é dessa forma que a gente consegue diminuir a forma grave da doença e as possíveis internações — comunica Adriana.
Continua depois da publicidade
Além de contemplar bebês prematuros, crianças que ainda não tenham completado dois anos e apresentem comorbidades como cardiopatia congênita, broncodisplasia, imunocomprometimento, síndrome de Down, fibrose cística, doença neuromuscular ou anomalias congênitas das vias aéreas, também poder sem vacinadas contra o vírus sincicial.
Importância da vacinação
Segundo informações do Ministério da Saúde, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. Em 2025, até a 22 de novembro, o Brasil registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR.
Desse total, a maior parte dos casos de hospitalizações foram em crianças com menos de dois anos de idade, somando mais de 35,5 mil ocorrências, o que representa 82,5% do total de casos de SARG pelo vírus no período analisado.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi, garante que o uso do anticorpo monoclonal nirsevimabe, garante a proteção imediata infecções causadas pelo VSR.
— Com a utilização desse anticorpo monoclonal, as crianças ficam imediatamente protegidas e, com isso, vão poder passar por uma temporada de vírus respiratórios com mais segurança. Crianças prematuras (menores de 36 semanas e 6 dias) são grupo elegível para receber o Nirsevimabe. O fato de a mãe ter sido vacinada não exclui a profilaxia com o anticorpo quando a criança é prematura e se enquadra nos critérios do programa — explica o superintendente.
Continua depois da publicidade




