Balneário Camboriú tem o maior percentual de moradores morando em imóveis alugados de Santa Catarina entre as cidades com mais de 100 mil habitantes. É o terceiro maior do país quando se deixa de lado o recorte por tamanho populacional. Os dados são do IBGE, divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Censo 2022.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região no nosso canal do WhatsApp

Na cidade do metro quadrado mais caro do Brasil, a alternativa é alugar. Conforme o Instituto, 45,2% dos moradores da terra dos arranha-céus vivem em residências de terceiros. Característica semelhante de outros municípios do Litoral catarinense, como Bombinhas e Itapema, com 40,4%, e Porto Belo, 39,4%. Nacionalmente, porém, essas áreas estão mais longe no ranking em comparação com Balneário Camboriú, em 14º, 15º e 17º, respectivamente.

Se o número de pessoas morando de aluguel é um dos maiores do Estado, há uma característica da “Dubai” brasileira que difere das cidades catarinenses: Balneário Camboriú tem o maior percentual de moradores vivendo em casas de alvenaria (94,2%), seguido de São José (90,9%) e Palhoça (90,1%). O percentual geral de Santa Catarina é de 83,5%, abaixo do nacional, de 95,3%.

Vida no aluguel

A amostra do IBGE mostrou que um a cada quatro catarinenses vive em domicílios alugados em Santa Catarina. O percentual é o quarto maior entre todos os estados do país, atrás apenas de Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso.

Continua depois da publicidade

Segundo o levantamento, sete a cada 10 pessoas moram em casas próprias em Santa Catarina. Esse grupo responde por 70,3% dos 7,5 milhões de moradores de domicílios catarinenses mapeados no Censo 2022.

Veja fotos da antiga Balneário Camboriú

Leia mais

Espetáculo do réveillon em Balneário Camboriú deve reunir um milhão de pessoas

Contrato bilionário com a Petrobras traz produção de navios a SC