nsc
hora_de_sc

Música

Bandas de Florianópolis se unem em projeto e lançam clipes complementares

"Madalena", da Parafuso Silvestre, e "O Mar de Madalena", da UmQuarto, ganharam vídeos estrelados pela mesma atriz

23/07/2021 - 11h28

Compartilhe

Marina
Por Marina Martini Lopes
Projeto Madalena
"O Mar de Madalena" (2021) é o novo single da UmQuarto
(Foto: )

Duas bandas independentes de Florianópolis se desafiaram a produzir dois clipes diferentes, com a mesma atriz, a mesma equipe, em plano sequência: assim nasceu o Projeto Madalena, que une as músicas Madalena (2017), da Parafuso Silvestre, e O Mar de Madalena (2021), novo single da UmQuarto. O lançamento é uma homenagem à banda Parafuso Silvestre e estará presente no álbum de estreia da UmQuarto, que será lançado em setembro.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

- Me senti motivado em escrever uma canção sobre eles - relembra Mayer Soares, baixo, voz e sintetizadores da UmQuarto, sobre a Parafuso Silvestre. - Depois de assistir um show ao vivo deles, e ver a energia, o público cantando as letras, pensei em ter meu próprio som. À medida que fui construindo minha carreira e tocando em Floripa, me tornei amigo [dos integrantes] da Parafuso Silvestre. A canção saiu naturalmente. Usei a canção Madalena deles como referência e fiz a minha visão sobre essa personagem.

Quando o disco de estreia do grupo UmQuarto foi gravado, no fim de 2020, em uma casa isolada na Costa da Lagoa, a canção surgiu como que feita para tornar-se single e clipe. Foi durante uma conversa com os membros da Parafuso Silvestre que surgiu a ideia de lançar dois clipes sobre a personagem Madalena.

> Morte de Amy Winehouse completa dez anos; relembre a passagem da cantora por Florianópolis

- Unimos forças para gravar dois clipes, com a mesma atriz, a fim de fazer com que os dois vídeos sejam complementares - destaca Mayer. - Cada clipe vive por si só, mas eles colaboram um com o outro. Acreditamos ser uma ação única, de duas bandas com dois clipes que se complementam, e falam da mesma personagem. Ter uma só equipe e uma atriz [a artista Raquel Stüpp] para os dois clipes foi importante por causa da segurança dos participantes. Todos os cuidados [em relação à pandemia de coronavírus] foram tomados, e felizmente tudo correu bem e em segurança.

A canção O Mar de Madalena, com forte influência do rock progressivo, antecipa um pouco do clima do disco de estreia da UmQuarto, e se difere do single Acordar, que tem uma pegada mais indie e pop. Com influências musicais que vão desde Beatles e Mutantes até bandas mais modernas, como Tame Impala e Boogarins, o grupo UmQuarto faz um rock moderno com liberdade. A banda é formada por Mayer Soares (baixo e voz), Thiago Mordentte (guitarra) e Henrique Recidive (bateria). A canção contou com participações dos músicos Chico Badalotti (guitarra), Léo Costa (piano e órgão) e Lucas de Sá (berimbau de boca).

> Há 45 anos, Gilberto Gil foi preso em Florianópolis por porte de maconha: o que mudou desde então?

A Parafuso Silvestre é formada pelos músicos Taro Löcherbach (voz e guitarra), Juarez Mendonça Júnior (bateria, synths e samples), Julio Victor (guitarra e baixo) e Bruno Arceno (guitarra e baixo).

Confira abaixo os dois clipes:

Leia também:

> Casal catarinense que largou tudo para viver viajando acumula 90 mil seguidores no primeiro mês

> Billboard divulga lista com as 50 melhores músicas de 2021 (até agora)

> Põe na Lista: os clássicos, os live-actions e as novidades da Disney

Colunistas