Duas irmãs foram levadas pela força da água na praia da Enseada, em São Francisco do Sul, na tarde de sábado (27). Uma delas foi resgatada com grau 6 de afogamento, um dos mais graves de acordo com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa).
Continua depois da publicidade
O caso aconteceu próximo ao posto 8 da praia da Enseada por volta das 16h30min. Um guarda-vidas civil voluntário foi o primeiro a chegar no local e iniciou os primeiros socorros.
Veja fotos
De acordo com o CBMSC, a primeira vítima, uma mulher, foi resgatada em estado grave. Já na faixa de areia, ela seguia inconsciente e com grande quantidade de espuma na boca e no nariz. Foram iniciadas manobras de reanimação cardiopulmonar (RPC), que duraram mais de 30 minutos.
Diante da gravidade, a aeronave Águia 01, da Polícia Militar, foi acionada para auxiliar no resgate. Com a chegada da equipe médica, foram realizados procedimentos avançados de suporte à vida, incluindo intubação e administração de medicamentos.
Ainda, foi necessário utilizar um desfibrilador automático externo (DEA) cedido pela equipe dos Bombeiros Voluntários da cidade. Posteriormente, durante o atendimento da equipe médica, foi recomendado e aplicado um segundo choque. Com os esforços, as equipes constataram o retorno dos sinais vitais da mulher.
Continua depois da publicidade
Em paralelo, outro guarda-vidas civil voluntário realizava buscas no mar, procurando pela irmã da primeira vítima. Alguns banhistas e moradores indicaram onde ela teria sido vista pela última vez.
Após varredura no local, a corporação encontrou a mulher e confirmou que ela não havia submergido. Em relato aos bombeiros, contou que conseguiu boiar, alcançar um banco de areia e sair do local sozinha.
Após estabilização inicial da primeira banhista, ela foi levada pelo Águia 01 para um hospital de Joinville. Já sua irmã não necessitou de cuidados especializados.




