O que era para ser uma tarde de lazer tomando banho de rio terminou em tragédia em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina. Um homem de 26 anos morreu afogado nesta sexta-feira (6). Apesar dos esforços dos bombeiros para socorrê-lo, a vítima já estava sem vida quando foi retirada da água.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Testemunhas contaram que Iuri Chassott nadava no local quando afundou e não voltou mais a superfície. Até a chegada das ambulâncias, ele já havia sido tirado do rio por populares. O acidente ocorreu na região central da cidade. As polícias Militar e Científica foram chamadas pouco antes das 18h.

O homem morava em Praia Grande, mas era natural de Campo Novo, no Rio Grande do Sul, para onde o corpo estava sendo levado na manhã deste sábado (7). Amigos e familiares lamentaram a partida de Iuri. “Você sempre será lembrado por esse sorriso fácil e um coração enorme”, diz uma das mensagens.
Continua depois da publicidade
É preciso cuidado
Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 90% dos afogamentos, no Brasil, ocorrem em águas naturais. Os espaços de água doce, que podem ser rios, cachoeiras, lagos, lagoas, represas e córregos, concentram a maior parte dos afogamentos, alcançando a marca de 75%.
Apesar de as praias serem lembradas com maior frequência quando se trata de afogamentos, esses dados reforçam que são nesses ambientes que ocorrem a maior parte dos acidentes mortais. Em SC essa realidade não é diferente. Confira recomendações dos bombeiros:
- Não superestime sua capacidade de nadar. Avalie as consequências de um possível incidente;
- Prefira banhar-se em locais rasos e sem correnteza;
- Evite banhar-se sozinho – vá com amigos e familiares e/ou procure um local de banho conhecido, com outras pessoas e, se possível, com guarda-vida;
- Sempre avise o local que está indo para um parente e a hora programada para retorno;
- Adultos também podem usar coletes salva-vidas;
- Não nade após refeições;
- Antes de mergulhar, certifique-se da profundidade. Um acidente pode provocar sequelas irreversíveis;
- Sempre acate as orientações dos guarda-vidas e atente-se às sinalizações.
Leia mais
Carros importados e vinhos: o que deve ficar mais barato com acordo entre Mercosul-UE