A cidade de Barra Velha, no Norte catarinense, decretou situação de emergência neste domingo (28) por conta das fortes chuvas que atingiram o município na noite de sábado (27). Segundo a prefeitura, foram registrados 70 milímetros de chuva em um intervalo de 40 minutos.
Continua depois da publicidade
Foram registrados pontos de alagamento em diversas ruas de Barra Velha, o que mobilizou a atuação dos bombeiros e da assistência social, assim como de um gabinete de crise. Ao todo, foram registradas 40 ocorrências relacionadas ao temporal.
Houve registro de danos materiais em residências e comércios, perdas de bens e danos a estruturas públicas, como postes, pontes e vias interditadas. Por conta disso, o município decidiu decretar situação de emergência por conta do “desastre classificado como extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em decorrência de precipitações intensas”.
De acordo com a Defesa Civil, as chuvas fortes com rajadas de vento alagaram diversas residências. Duas casas ficaram destelhadas por conta do vento forte. Ao todo foram registrados oito desalojados e 60 habitações afetadas.
Chuva deixa estragos em Barra Velha
Continua depois da publicidade
Com o decreto, fica autorizado mobilizar os órgãos municipais sob coordenação da Defesa Civil em ações de resposta e reconstrução, assim como a convocação de voluntários e campanhas de arrecação de recursos para a comunidade afetada. Ainda, o decreto de emergência dispensa as licitações para aquisições de bens e serviços para o atendimento da emergência.
O decreto entra em vigor a partir deste domingo e tem validade de 90 dias.







