O cachorro Bastião é a nova estrela de Itapema. Ele protagonizou um vídeo hilário que viralizou nas redes sociais. A gravação mostra quando o tutor do vira-lata precisa ir buscá-lo à noite no bar (assista abaixo). Nas imagens, o animal aparece sentado na calçada, entre as mesas, curtindo a movimentação.

Continua depois da publicidade

Leandro Gallas, tutor de Bastião, conta que estava saindo do escritório por volta das 19h de quarta-feira (30) quando recebeu um vídeo no Instagram mostrando onde estava o cachorro. O bar fica no caminho da casa do empresário, que fez questão de gravar a cena: “Se contar ninguém acredita”, brincou.

Até a manhã desta segunda-feira (4), o vídeo já tinha sido visto mais de onze milhões de vezes e acumulava milhares de comentários. “Se ele está assim na quarta, imagina como não vai ser na sexta” e “quarta é chope em dobro, então o cachorrão aproveita” são alguns deles.

Quando Leandro para o carro e abre a porta, Bastião entra, senta no banco do passageiro e parece ignorar o tutor que questiona o comportamento furtivo do animal. “Não adianta falar agora que está bêbado. Espera amanhã e conversa com ele sóbrio”, comentou um rapaz no vídeo.

Assista ao “resgate” de Bastião no bar

Continua depois da publicidade

Bastião chegou de mansinho na marina de Leandro no fim de 2023, quando o empresário tinha acabado de perder um cachorro. O comportamento do recém-chegado era igual ao de Tigre, que faleceu. Durante o dia até ficava na empresa, mas depois ganhava as ruas sozinho. Não deu outra, foi adotado.

— Levei ele ao veterinário, demos as vacinas, comprei cama, roupa, coleira e botei na marina para ele. Mas como a empresa é aberta, todos os dias ele sumia e voltava. Isso me deixava preocupado, então comprei um rastreador e botei nele, já no primeiro mês — recorda Leandro.

Bastião dorme na casa do empresário e de manhã sai com o tutor. Às vezes, passa o dia todo na empresa. Em outros, sai andar, mas sempre volta meio-dia para almoçar e lá pelas 23h para dormir. A coleira tem o número do celular de Leandro, que sempre recebe contato de quem cruza o caminho do cachorro:

— Uma vez ele ficou três dias sumido. Estava dormindo com um morador de rua em um mercado. Outra vez ele ficou uma semana fora. Eu levantei meu drone e descobri que ele “morava” em outra casa. Ele já foi visto no Perequê, que dá oito quilômetros daqui pela praia para ir e oito quilômetros para voltar. Fez 16 quilômetros no dia.

Continua depois da publicidade

As aventuras de Bastião são compartilhadas no Instagram feito especialmente para ele. A página já acumula mais de 11 mil seguidores.

Fotos revelam passado de simplicidade de Itapema