A partir desta terça-feira (27), será possível habilitar a solicitação automática de resgate de valores esquecidos nos bancos e consórcios, no chamado Sistema Valores a Receber (SVR). O anúncio foi feito pelo Banco Central nesta segunda-feira (26). Antes, era necessário fazer um procedimento manual para cada pedido de resgaste.
Continua depois da publicidade
No início do mês, o Banco Central informou que ainda haviam R$ 9,13 bilhões de recursos esquecidos pelos clientes nos bancos.
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo o BC, a automatização das solicitações é facultativa. As outras funcionalidades do sistema continuam como antes. A ideia, de acordo com a instituição, “é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação de cada valor que existe em seu nome”, conforme nota.
Saiba como habilitar o novo serviço
O novo serviço é exclusivo para pessoas físicas e está disponível para quem possui chave PIX do tipo CPF. Para habilitá-lo, o cidadão precisa acessar o SVR com uma conta gov.br de nível prata ou ouro e verificação em duas etapas.
Continua depois da publicidade
Quando algum valor for devolvido, ele será creditado diretamente na conta do cidadão pela instituição financeira, sem aviso do BC. As instituições financeiras que não aderirem ao termo de devolução via PIX continuarão exigindo solicitação manual.
Contas fraudulentas
A partir de dezembro, a população também vai poder solicitar que não sejam mais abertas contas em seu nome nos bancos, segundo anunciado pelo Banco Central.
O objetivo é “evitar a abertura de contas fraudulentas, com identidade falsa, ou a inclusão de um novo titular em contas conjuntas ou de novos responsáveis em contas de pessoas jurídicas”, conforme nota.
A informação poderá ser revertida a qualquer momento. As instituições financeiras vão precisar consultar de forma obrigatória a base de dados antes de concluírem o processo de abertura de contas.
Continua depois da publicidade
*Com informações do g1 e da Agência Brasil
Leia também
Quase mil pessoas tem mais de R$ 1 mil para resgatar em bancos; veja como consultar
Como consultar os valores a receber no Banco Central do Brasil