Um bebê nasceu dentro de um carro em movimento em Blumenau neste domingo (15). O casal, que aceitou compartilhar a história com o NSC Total, estava a caminho do hospital acompanhado pela doula e pela enfermeira obstetra junto quando tudo aconteceu. No meio do trajeto, a gestante entrou na fase final do trabalho de parto em plena Rua Humberto de Campos. Sem acostamento para estacionar o veículo, o jeito foi começar o parto com o veículo trafegando (veja imagens abaixo).

Continua depois da publicidade

O episódio inusitado foi registrado em vídeo pela doula Daniela Kraisch. Ela revela que o plano era iniciar o parto em casa, com acompanhamento dela e da enfermeira obstetra Ana Paulla Resplandes. Depois, Aliky Jordão Teixeira iria para o hospital, onde a médica Susane Reis daria continuidade ao nascimento da pequena Antonella. Mas não saiu como o previsto. Logo cedo, o marido avisou que a esposa já estava tendo contrações e Daniela e Ana Paulla precisaram correr.

— Ao chegarmos, ela já apresentava contrações frequentes, mas ainda curtas. Na avaliação, estava com quatro centímetros de dilatação e a bolsa já havia rompido, sinais claros de que o trabalho de parto estava em andamento, mas ainda com tempo suficiente para nos organizarmos com calma, especialmente porque o hospital ficava a apenas 10 minutos de distância — explica a doula.

Assista ao vídeo do parto no carro

Aliky recebeu uma medicação para chegar à maternidade confortavelmente. O relógio marcava pontualmente 8h57min quando decidiram ir para o hospital. Mas ainda no pátio do prédio veio a vontade de fazer força. A decisão foi seguir viagem, já que a gestante não conseguiria retornar ao apartamento por causa das escadas. Só deu tempo de buscar toalhas e saíram.

Continua depois da publicidade

— Pedi ao marido buscar toalhas para que a gente conseguisse enrolar o bebê caso ele nascesse no caminho. Saímos pontualmente às 9h04min. Eu sentei atrás, ela deitou apoiando-se em mim e a enfermeira ficou na frente para receber o bebê caso acontecesse. No caminho, vieram duas contrações. Na primeira, já ficou claro que não ia dar tempo de chegar no hospital — revela Daniela.

A obstetra foi imediatamente avisada para se preparar. Mas na segunda contração, o bebê nasceu. O relógio marcava 9h09min. Ali mesmo, dentro do carro.

— A enfermeira obstetra prestou toda a assistência necessária com calma, técnica e segurança, colocando o bebê imediatamente no colo da mãe e garantindo os primeiros cuidados. Cobrimos o bebê, fechamos o carro e ligamos o ar quente para deixá-lo aquecido. Seguimos até o hospital, onde mãe e bebê foram recebidos. Todos ficaram bem — afirma a doula.

Com oito anos de experiência, Daniela conta que partos rápidos ocorrem por uma série de fatores. Não é o mais comum, mas, às vezes, acontece. Essa não foi a primeira experiência dela com um parto a jato fora do hospital, mas foi a primeira vez em que ela estava presente exatamente no momento do nascimento.

Continua depois da publicidade

— Já temos anos de experiência trabalhando com partos, e, revendo tudo como aconteceu, nada do que tivéssemos feito teria mudado o desfecho. Do momento em que chegamos à casa da família até o nascimento foram cerca de 30 minutos. Foi a jato mesmo — confessa.

Antonella é a segunda filha de Aliky e Wesley Teixeira. A primogênita do casal se chama Helena.

Veja fotos do parto inusitado