Colocar para dormir, dar banho e trocar fralda são atividades comuns dentro da rotina de uma mãe. Contudo, nas últimas semanas, as tarefas viraram alvo de influenciadoras que têm como “filho” os bebês reborn, bonecos ultrarrealistas que parecem recém-nascidos de verdade. Nas redes sociais, os vídeos sobre os conteúdos bombaram e conquistaram milhares de fãs, incluindo famosos, que gostam de acompanhar as publicações sobre a vida dos “filhos simbólicos” de mulheres adultas. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Quanto custa um bebê reborn? Veja preços, modelos e por que viraram febre na internet

Em São Paulo, um grupo de “mães” viralizou nas redes sociais após um encontrinho que reuniu dezenas de pessoas no Parque do Ibirapuera. A reunião contou com a participação de influenciadoras digitais que divulgam a rotina com os bonecos.

— Eu e o Gui já estamos aqui e eu vou mostrar um pouquinho para vocês. Já tá todo mundo aqui no encontro, as meninas aqui conversando e têm muitos bebezinhos — disse a influenciadora Nane Reborn, se referindo ao boneco que considera seu “filho”.

Continua depois da publicidade

O encontro das influenciadoras gerou polêmica no X (antigo Twitter) e usuários comentaram sobre o vídeo que viralizou.

“Ontem eu fiquei horrorizada vendo a convenção de donos de bebê reborn no parque”, disse uma pessoa.

“Acabei de ver um vídeo no TikTok de encontro de bebê reborn no parque Ibirapuera e eu acho que eu vou ficar 1 semana sem dormir direito”, escreveu outro internauta.

Bebês reborn confeccionados no Sul de SC viram terapia para idosos: “Uma cópia de um bebê real”

“Parto” de bebê reborn 

Entre os vídeos que repercutiram nas redes sociais está o da influenciadora Carolina Rossi, também conhecida como “Sweet Carol”, que simulou um “parto” de um bebê reborn. O registro, feito originalmente em 2022, foi republicado no dia 26 de abril no Instagram. Até a manhã desta quinta-feira (1°), a publicação tinha mais de 4 milhões de visualizações. 

Continua depois da publicidade

No vídeo, a boneca aparece dentro de uma espécie de bolsa amniótica e com um “cordão umbilical”. Carolina rasga a bolsa, remove o líquido e retira a boneca. “É assim que nasce uma bebê reborn”, diz a legenda. 

A publicação gerou polêmica nas redes sociais e muita gente criticou o “parto” da boneca.

“Saudades de quando nunca tinha assistido um parto de bebê reborn”, comentou uma pessoa.

“Estou traumatizada”, disse outra.

“Triste é saber que perdi esses 50 segundos pra sempre [assistindo ao vídeo]”, enfatizou outra. 

Ao g1, a influenciadora contou que ficou assustada com a repercussão do vídeo e sobre os comentários que recebeu. 

— Me assustei com a repercussão depois de ver a quantidade de comentários e algumas páginas de fofoca mostrando o vídeo. Muita gente veio criticar sem nem me conhecer, dizendo que eu preciso ser internada. Muitos também acham que eu sou colecionadora de bebê reborn, mas não sou. 

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo

Famosos também entraram na onda do bebê reborn

Além de produtores de conteúdos, famosos também entraram na onda e “adotaram” os seus bebês e pets reborn. Entre eles, o Padre Fábio de Melo que comprou uma boneca com Síndrome de Down durante uma visita à Maternidade de Bonecas da MacroBaby, em Orlando, na Flórida. O brinquedo, segundo ele, é em homenagem à sua mãe, Ana Maria de Melo, que morreu em 2021, vítima da Covid-19, aos 83 anos, em Uberlândia. 

“A Daniela é a responsável pelos vistos e passaportes. Já está pronto o visto dela, já pode viajar para o Brasil, mesmo a mãe tentando impedir. Ela tem visto americano e tem até visto para entrar no Brasil, mas ela é americana”, brincou o Padre, em uma série de vídeos compartilhados com seus seguidores nas redes sociais. 

Além do religioso, Nicole Bahls também entrou na brincadeira e adotou um pet reborn. Nas redes sociais, ela compartilhou um vídeo em que mostra um porco ultrarrealista, com os pelos de um suíno de verdade. Na publicação, ela chega a apresentar o brinquedo para os outros animais da sua fazenda.

Continua depois da publicidade

Veja as fotos de bebês reborn

O que são bebês reborn? 

Os bebês reborn são produzidos com riqueza de detalhes que imitam desde a textura da pele e os veios sanguíneos até os cílios, unhas e até o peso de um recém-nascido. O processo de criação é chamado de reborning, e envolve transformar um boneco comum em uma peça realista, ou criar um do zero com materiais como vinil ou silicone. 

Por serem ultrarrealistas, os bebês reborn costumam ser bem mais caros que as bonecas convencionais. Na internet, é possível encontrar versões que custam cerca de R$ 400, mas algumas chegam a quase R$ 1.300.

Segundo os relatos das “mães”, os bonecos servem principalmente como itens de coleção, peças terapêuticas ou objetos de afeto. Muitas pessoas também utilizam o objeto como ajuda para enfrentar o luto, depressão ou outras condições emocionais.

Continua depois da publicidade

*Com informações do g1 e do O Globo.

Leia mais

Bebês reborn confeccionados no Sul de SC viram terapia para idosos: “Uma cópia de um bebê real”