nsc
hora_de_sc

Folia

Berbigão do Boca abre o Carnaval de rua 2020 de Florianópolis

A tradicional festa nomeada Patrimônio Cultural Imaterial da cidade tem programação durante toda esta sexta-feira

14/02/2020 - 13h21 - Atualizada em: 14/02/2020 - 17h18

Compartilhe

Por Janaína Laurindo
Berbigão do Boca 2020
Berbigão do Boca 2020
(Foto: )

Tradicionalmente, há 28 anos, o Berbigão do Boca abre oficialmente o Carnaval de rua de Florianópolis. Nesta sexta-feira (14), a programação iniciou com a apresentação da corte do Carnaval 2020 e das novas alas do bloco, que este ano traz a presença de ex-rainhas do Carnaval e do Berbigão e a participação de 30 rendeiras tecendo a renda de bilro.

A abertura do Carnaval será oficializada às 16h30min com a entrega da chave da cidade para o Rei Momo, no palco montado na Avenida Paulo Fontes. O desfile que é o ápice da festa acontece às 19h na frente da Igreja São Francisco de Assis, na esquina das ruas Felipe Schmidt e Deodoro.

Segundo a organização, foram confeccionados cerca de seis mil abadás, mas o público aguardado é superior a esse número, já que a festa é aberta e qualquer folião pode participar. As camisetas ainda estão à venda, mas a expectativa é que elas esgotem por volta das 16h.

Com a instalação do palco da festa, a avenida Paulo Fontes estará interditada até a meia-noite de sábado. As rendeiras tradicionais de Floripa estão dentro do pavilhão fechado do Berbigão do Boca. Quem comprar as camisetas, pode circular dentro do espaço. Mas, todo mundo pode curtir: quem não quiser investir no abadá, pode curtir a festa no entorno do espaço.

Movimentação no bloco começou no início da tarde desta sexta
Movimentação no bloco começou no início da tarde desta sexta
(Foto: )

Concurso gastrônomico

A festa nomeada Patrimônio Cultural Imaterial também valoriza a gastronomia local, um concurso gastronômico com 12 inscritos irá escolher o melhor prato, que deverá utilizar a iguaria que dá nome à festa.

Os pratos estão sendo preparados no pavilhão do Berbigão do Boca e dão àgua na boca para quem passa por lá.

Além do prêmio gastronômico, o troféu do Prêmio Amigo do Berbigão do Boca será entregue para as pessoas que ajudaram a organizar a festa.

Os vencedores do concurso foram Alessandra e Bruno Veloso.

Concurso de gastronomia com pratos de berbigão
Concurso de gastronomia com pratos de berbigão
(Foto: )

A festa

Criada na Quarta-feira de Cinzas de 1992, a festa aconteceu pela primeira vez somente em 1993 com o objetivo de avisar os foliões da chegada do Carnaval.

— A gente sempre faz a festa uma sexta-feira antes do Carnaval que é para motivar o público e lembrar as pessoas 'oh, daqui uma semana começa o Carnaval' — destaca Leonardo Garofallis, um dos fundadores do Berbigão.

Os bonecos gigantes fazem parte da festa desde 1995. Tradicionalmente eles homenageiam personagens, já falecidos, ligados ao Carnaval da cidade. Este ano o Rei Momo da Capital por 33 anos, Hernani Hulk, morto em setembro do ano passado, será o homenageado.

Programação do bloco

12h – Apresentação da corte do Carnaval 2020 e das novas alas

13h às 16h – Festival gastronômico com berbigão

16h – Prêmio Melhor Berbigãozeiro

16h15 – Prêmio Amigo do Berbigão do Boca

16h30 – Entrega da chave da cidade para o Rei Momo

19h – Desfile

Deixe seu comentário:

Últimas notícias

Loading interface... Todas de Entretenimento

Colunistas