Bia Haddad foi eliminada nesta quinta-feira (18), por 2 sets a 1, pela alemã Ella Seidel, do WTA de Seul, capital da Coreia do Sul. A brasileira foi campeã no ano passado e estava na 25ª posição do ranking mundial de tênis. Porém, com a derrota, ficará na pior colocação em três anos.

Continua depois da publicidade

Veja fotos da número um do Brasil no SP Open 2025

Bia Haddad despenca no ranking mundial

A brasileira começou com uma vitória, contra a sul-coreana Daeyong Back, no torneio profissional de tênis feminino da Coreia do Sul. Por ter avançado às oitavas de final, Bia Hadda somou 60 pontos no ranking mundial.

Porém, ao ser superada na fase seguinte pela alemã Ella Seidel, ela perde 440 por ser a atual campeã do torneio de Seul. No ranking atual da WTA, Bia Haddad ocupa o 25º lugar com 1.775 pontos e, com a atualização da Associação na próxima segunda-feira (22), cairá para a 40ª posição.

A colocação vai ser a pior da tenista desde junho de 2022. Neste período, ela passou a frequentar o Top 10 e depois evoluiu ainda mais, quando se aproximou até mesmo de entrar na relação das 10 melhores.

Já em 2025, a paulistana vem demonstrando um desempenho abaixo do esperado. Até o momento, ela possui 16 vitórias e 26 derrotas, de 42 confrontos. Antes do torneio em Seul, ela foi eliminada nas quartas de final do SP Open, na capital paulista, em que era a favorita ao título.

Continua depois da publicidade

Agora, a brasileira terá pela frente uma série de torneios na gira asiática, onde deve defender cerca de 300 pontos no ranking.

Sobre a derrota da brasileira no WTA de Seul

Na partida, válida pelas oitavas de final da competição, Bia chegou a ter 5 a 2 de vantagem e um match point a favor, mas acabou não confirmou a vitória.

A brasileira chegou a perder três games seguidos e, no 5 a 5, pediu atendimento médico com dores no joelho. Na sequência, foi superada em dois games seguidos e perdeu a parcial por 7/5. O jogo durou 3h30min e acabou com as parciais de 6 (4)/7, 7/6 (3) e 7/5.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

A situação se assemelhou ao confronto da estreia de Bia Haddad no torneio. A tenista tinha 5 a 0 contra a sul-coreana Dayeon Back e perdeu duas vezes o saque na hora de fechar. Além disso, no dia, a brasileira pediu atendimento médico por conta de falta de ar, ânsia e tremores pelo corpo. Nesse caso, Bia venceu.

Continua depois da publicidade

No mesmo dia, nesta quinta (18) a partir das 6h30min, a brasileira jogaria as duplas ao lado da alemã Laura Siegemund, parceria segunda cabeça de chave no WTA 500 de Seul. Porém, elas não foram jogar contra a mexicana Giuliana Olmos e Aldila Sutjiadi, da Indonésia, que venceram por W.O. (desistência).

Leia também

Brasileira revelação do SP Open disputa WTA de Florianópolis

Quando será a final de Alisson Piu no Mundial de Atletismo

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão