Candidatos de todo o Brasil precisaram responder, no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, neste domingo (9), questões que abordavam um pouco de tudo na área de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação, que teve como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

Continua depois da publicidade

Entre os assuntos abordados, as atrizes Paolla Oliveira, que interpretou a personagem “Heleninha” em Vale Tudo, novela da TV Globo, e Margot Robbie, estrela de “Barbie”, apareceram como exemplos de temas relacionados ao padrão de beleza imposto às mulheres.

A questão dizia que as duas atrizes foram criticadas por suas aparências, com Margot Robbie até mesmo sendo alvo de falas sobre ela “não ser bonita o suficiente” para interpretar a Barbie.

Veja a questão

Já outra questão falava sobre o envelhecimento da população brasileira e o combate a estereótipos sobre a velhice. Ainda relacionado à inclusão, a skatista Rayssa Leal, medalhista olímpica, também citada no que diz respeito à saúde mental no esporte.

Continua depois da publicidade

O Enem deste ano também trouxe uma questão que citava textos da Bíblia e do Alcorão. A pergunta fazia referência ao papel da ciência na aproximação dos textos sagrados, escritos em temporalidades diferentes.

Em Geografia, também foram tratados temas como carros elétricos, desmatamento e a emissão de CO₂. Desigualdade Racial e a valorização da cultura afro-brasileira também foram assuntos que caíram na prova neste ano.

Nas redes sociais, muitos candidatos chamaram a atenção para os textos longos que serviram de base para as questões. Em uma delas, uma crônica ocupava uma página inteira da prova, e serviu de base para cinco questões.

Balanço do Enem

Na noite deste domingo, o ministro da Educação Camilo Santana fez um balanço do primeiro dia de aplicação. Dos 4,81 milhões de candidatos com inscrições confirmadas, 73% estiveram presentes, com abstenção de 27%, repetindo o dado de 2024.

Continua depois da publicidade

Camilo também classificou o dia como “tranquilo”, praticamente sem intercorrências. Pouco mais de 2 mil participantes foram eliminados por conta de questões pontuais, como toque de celular em sala de aula, por exemplo.

*Com informações do g1