Jaqueline Carvalho, a Jaque, anunciou nesta sexta-feira (31) que voltará a jogar vôlei, após ter se afastado da modalidade em 2021. A bicampeã olímpica, de 41 anos, defenderá o Pinheiros nesta temporada da Superliga B.

Continua depois da publicidade

Veja também: Equipes da Superliga Feminina A 2025/26

A ponteira se despediu da Seleção Brasileira em 2018, após 18 anos defendendo o país. Ela soma duas medalhas douradas em Jogos Olímpicos e um ouro nos Jogos Pan-Americanos 2011, em Guadalajara.

Além disso, Jaque possui cinco ouros em Grand Prix, antiga Liga das Nações, (2005, 2006, 2008, 2014 e 2016), duas pratas nos campeonatos mundiais de 2006 e 2010 e outras conquistas pelos clubes que atuou em sua trajetória.

Retorno da bicampeã olímpica Jaque no vôlei

Apesar de estar fora das quadras desde 2021, Jaqueline nunca anunciou oficialmente sua aposentadoria no vôlei de clubes. A atleta chegou a ser apresentada pelo Campinas para disputar a Superliga C, em 2023, mas o projeto foi encerrado antes mesmo do início da temporada, por dificuldades financeiras.

— Eu conheço o Ângelo Vercesi desde os tempos de Itália, ele foi meu preparador físico. Esses dias vi que ele é o técnico do Pinheiros, aí eu mandei uma mensagem brincando e ele me chamou para treinar aqui para compor o elenco, pois ele estava sem algumas jogadoras. Isso acendeu aquela luz em mim. Estou muito feliz por estar aqui e tenho certeza que eu posso somar muito dentro de quadra — afirmou, via assessoria de imprensa.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Jaqueline está treinando com as companheiras do Pinheiros há algumas semanas e a expectativa é de estrear contra o Ascade, em 5 de dezembro, no Ginásio Henrique Vilaboim, diante da torcida do clube. A ponteira acredita que seu histórico no esporte poderá contribuir para ajudar a equipe.

— Eu espero compartilhar ao máximo minha experiência com elas. Já passei por várias coisas na minha vida, entre seleção e clubes. Eu tenho uma bagagem grande na minha carreira e espero poder passar um pouco disso para elas dentro de casa e no dia a dia — disse.

O tradicional clube paulista foi rebaixado pela primeira vez da Superliga A, após terminar a última edição na vice-lanterna. Agora, o Pinheiros disputará a Superliga B 2025/2026. A equipe busca contatar com a presença de Jaqueline para ajudar o Pinheiros a retomar o protagonismo no esporte.

Leia também

Tabela atualizada: Jogos da 3ª rodada da Superliga Masculina 2025/26

Craque do Cruzeiro é desfalque na Superliga Masculina de Vôlei

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão