Um sargento da Polícia Militar de Pernambuco foi punido com três dias de detenção disciplinar por usar um bigode considerado fora dos padrões estabelecidos pela corporação. A punição foi publicada em boletim interno no dia 13 de janeiro. Com informações do G1.
Continua depois da publicidade
O militar é o 2º sargento Samuel de Araújo Lima, lotado na Companhia Independente de Apoio ao Turista, no Grande Recife. De acordo com a Polícia Militar, o sargento descumpriu normas previstas no Suplemento Normativo (Sunor) nº 68, de 26 de outubro de 2020, que permite o uso de bigode apenas se ele for discreto, bem aparado e não ultrapassar a linha dos lábios inferiores.
Segundo a PM, a penalidade é de caráter administrativo e segue o regulamento disciplinar da instituição. A corporação afirma ainda que o sargento teve direito ao contraditório e à ampla defesa durante o processo e que a punição não interfere no exercício das funções operacionais.
O que diz a defesa sobre o bigode do sargento
A defesa do policial, no entanto, questiona a decisão. O advogado Tiago Reis afirmou em entrevista ao g1, que o sargento utiliza o mesmo estilo de bigode há mais de 35 anos, sem nunca ter sido advertido anteriormente, inclusive durante participações em eventos oficiais e cerimônias da própria Polícia Militar.
“Ele foi punido com três dias. Só que essa punição ainda não foi cumprida porque existe o recurso e aí tem ele tem que fazer um recurso, a gente tem prazo, que é um recurso de reconsideração”, disse.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a defesa, o militar recorreu da punição. Após a aplicação da penalidade, o sargento precisou aparar o bigode para evitar novas sanções.

