nsc
an

Alteração

Binário da XV de Novembro tem data para começar em Joinville; veja o que muda no trânsito

Principal mudança será para os motoristas que trafegam no sentido bairro-centro

10/05/2022 - 07h32 - Atualizada em: 10/05/2022 - 07h40

Compartilhe

Sabrina
Por Sabrina Quariniri
Mudança será entre as ruas XV de Novembro e Arthur Baechtold
Mudança será entre as ruas XV de Novembro e Arthur Baechtold
(Foto: )

O binário que foi implementado na Rua XV de Novembro passa a valer no próximo sábado, dia 14 de maio. No decorrer desta semana, o Departamento de Trânsito da Prefeitura de Joinville deve finalizar a sinalização da via, como pintura de faixas, para que a mudança seja oficialmente executada. 

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

​A principal alteração será para os motoristas que trafegam no sentido bairro-centro, que devem acessar a Rua Arthur Baechtold, onde inicia o binário, e seguir até o fim dela, que é o trevo com a Rua Tutoia, onde estão instaladas as concessionárias de veículos. 

Aagentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas. Guilherme Belegante, gerente de operações do Detrans, explica que, na prática, para facilitar aos condutores, é como se fosse necessário fazer um balão para desviar da Rua XV.

- A alteração no trânsito é semelhante à que foi feita na rua Marajó com a Ottokar Doerffel. Então não vai ter dificuldade em retornar para a XV de Novembro - informa Belegante.

Organização do trânsito e mudanças

Esta alteração no trânsito em Joinville já vinha sendo estudada há bastante tempo, segundo a prefeitura. Análises feitas no local mostraram que o binário vai auxiliar a organizar o trânsito nesse trecho que é considerado um ponto com bastante conflito, o que amplia o risco de acidente, além de causar congestionamento. 

Os motoristas que estão na Rua XV de Novembro param na pista para acessar a Arthur Baechtold ou a Tutoia. 

No cruzamento da Rua Arthur Baechtold, que tem como ponto de referência as concessionárias de veículos, os motoristas terão a possibilidade de acessar XV de Novembro nos dois sentidos, ou seguir em frente e acessar a rua Tutoia. No sentido bairro-centro, as duas pistas continuam até o trevo em frente a uma loja de departamento esportivo, onde a XV de Novembro vira mão única. 

Ainda na Rua Tutoia, especificamente, os motoristas que vão convergir à direita terão acesso livre para a XV de Novembro. Com essa alteração, a expectativa é aumentar a fluidez no trânsito naquela região e oferecer mais segurança para quem passa pelo local utilizando os mais diversos modais para deslocamento. Uma ciclovia foi implantada ao logo da Rua XV.

Conforme o Detrans, a sinalização das faixas está sendo feita com um material especial que garante maior durabilidade e visibilidade em dias com condições climáticas adversas, como a chuva. Esse material é indicado para a pintura de vias com grande circulação de veículos, como é o caso da XV de Novembro.

Veja imagem da alteração

Veja como fica o trânsito após implantação de novo binário
Veja como fica o trânsito após implantação de novo binário
(Foto: )

Leia também

Moradores aguardam fim de 'novela' sobre a pavimentação da Rua Copacabana, em Joinville

Entenda como vão funcionar as obras de pavimentação da rua Copacabana em Joinville

Colunistas