Joinville anunciou a assinatura da Ordem de Serviço para a drenagem e pavimentação da rua Copacabana. O ato foi realizado na manhã desta quinta-feira (10) e deu o sinal verde para o início dos trabalhos. A obra de R$ 10,4 milhões será realizado pela empresa Infrasul, contratada por licitação.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A previsão de entrega é de dois anos e seis meses (30 meses). O prazo se deve à dificuldade da revitalização, visto que, em alguns trechos, para a instalação de tubulação e galeria será necessário escavação com grande profundidade. 

O prefeito Adriano Silva alegou que devido a complexidade, não será possível realizar as obras de madrugada. Além disso, o trânsito de veículos é intenso em toda essa região, inclusive com a passagem de ônibus e a proximidade com o Terminal Vera Cruz.

3,6 quilômetros serão asfaltados nas ruas Copacabana, Antônio Bernardo Tromm, Francisco Alves e Sorocaba, no bairro Floresta.

Continua depois da publicidade

  • Rua Copacabana – 2.264 metros, entre as ruas Anita Garibaldi e a Francisco Alves
  • Rua Francisco Alves – 645 metros, entre as ruas Copacabana e Sorocaba
  • Rua Sorocaba – 475 metros, da Ary Barroso até o final
  • Rua Antônio Bernardo Tromm – 237 metros, da Copacabana até o final

O diretor da secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville, engenheiro Fabiano Lopes de Souza, explica que a drenagem vai ajudar na vazão da água, principalmente quando ocorrem fortes chuvas na região.

Outro anúncio feito pelo secretário de Infraestrutura foi a criação de uma comissão que vai se reunir frequentemente com representantes da comunidade para informar as etapas, ouvir as demandas e sugestões da população e buscar soluções para essas questões.

O asfaltamento da rua Copacabana é um sonho antigo da comunidade. Segundo o presidente da Associação de Moradores e Amigos do bairro Floresta, Fernando Luiz da Silva, a obra é aguardada há mais de 15 anos.

Continua depois da publicidade

– Essa é uma obra muito importante para o desenvolvimento e a mobilidade do bairro e essa região é usada como entrada e saída da cidade. Vamos acompanhar os trabalhos com a formação da comissão – afirma.

Obra será dividida em cinco etapas:

– Inicia pela rua Sorocaba, que vai receber uma nova rede de drenagem em toda a extensão da via.

– Na sequência, os trabalhos seguem pela rua Francisco Alves. Neste ponto, serão instalados 400 metros de galeria com 2,6 x 2 metros e uma linha dupla de tubulação com 1,5 metro de diâmetro.

– A terceira etapa é na Copacabana, entre a Francisco Alves e a Dona Emma.

– Depois, é a vez do trecho entre a Dona Emma e a Antônio Ramos Alvim, onde será necessária escavação de sete metros de profundidade, um dos maiores desafios da obra.

Continua depois da publicidade

– O fim das obras será entre a Antônio Ramos Alvim até a Anita Garibaldi, incluindo a transposição da linha férrea e a rua Bernardo Tromm.

Sob supervisão de Lucas Paraizo

Leia também:

Presidente do JEC, Charles Fischer garante que vai concluir mandato

Reabertura do Museu da Imigração de Joinville é adiada

Liberação do uso de máscaras em locais fechados divide opiniões em Joinville