Em 2025, quando completaria 100 anos, o comunicador e empresário Maurício Sirotsky Sobrinho terá sua trajetória revisitada na biografia Maurício Sirotsky Sobrinho – O som de uma vida. Escrita pelo jornalista Tulio Milman, a obra será lançada no dia 1º de novembro, durante a Feira do Livro de Porto Alegre.

Continua depois da publicidade

O lançamento contará com um bate-papo entre o autor e os filhos de Maurício, seguido de sessão de autógrafos. Em tributo ao legado do fundador da RBS, a tradicional Praça de Autógrafos da Feira leva este ano o nome de Praça Maurício Sirotsky Sobrinho.

“Esta é uma obra que resgata a memória de Maurício Sirotsky Sobrinho para todos aqueles que o conheceram e uma história de vida única para quem não o conheceu também. Temos muito orgulho de tudo o que ele representou, do legado construído a partir da visão contemporânea que ele tinha muito antes de conceitos como branding, engajamento ou multiplataforma tomarem forma”, afirma Nelson Sirotsky, presidente do Conselho de Gestão e publisher do Grupo RBS.

O som de uma vida

A biografia percorre a vida de Maurício desde a infância em Erebango e Passo Fundo, no norte gaúcho, até o nascimento da RBS, uma das principais empresas de comunicação do país.

Aos 14 anos, o jovem iniciou a carreira como locutor na Voz do Poste, um sistema de alto-falantes instalado em frente à loja Guarany, onde apresentava músicas e recados para a comunidade. Era o embrião de uma paixão que marcaria toda a sua vida: comunicar e criar vínculos com o público.

Continua depois da publicidade

Ao longo de dez meses de pesquisa, Tulio Milman realizou mais de 50 entrevistas e contou com o apoio do jornalista Nilson Souza e do historiador Alex Antônio Vanin. “Minha percepção sobre quem era o Maurício e o que ele representou tomou outra forma. Ele teve uma importância para o mundo da comunicação que ultrapassa as fronteiras do Rio Grande do Sul. Seu perfil agregador era único – na vida pessoal, profissional, na formação da RBS, na vida associativa –, e presente em todos os depoimentos”, diz Milman.

Entre as histórias resgatadas, está o papel decisivo de Maurício na formação da rede nacional da Globo, quando ajudou a convencer afiliadas a aderirem à transmissão do Jornal Nacional, consolidando um novo modelo de cooperação no setor.

“Ele foi uma das primeiras pessoas a entender o valor da cooperação como algo objetivo, que gera valor. Acredito que desde o primeiro cargo dele como diretor, na Rádio Passo Fundo, que pertencia à rede de rádios Reunidas, viu a força da rede, as vantagens desse modelo, e o replicou na vida inteira de empresário”, explica o autor.

O comunicador que virou marca

Nos anos 1950, Maurício ganhou projeção com o Programa Maurício Sobrinho, transmitido pelas rádios Farroupilha e Gaúcha. Misturando música ao vivo, humor, entrevistas e participação do público, o formato inovador tornou-se um fenômeno de audiência. Segundo Milman, era um híbrido de Domingão com Huck e The Voice.

Continua depois da publicidade

Carismático e visionário, Maurício criava, produzia, vendia e dirigia o programa. Essa versatilidade o transformou em uma marca e abriu caminho para o maior salto da carreira: a compra da Rádio Gaúcha, em 1957, em meio a uma crise financeira. Dali nasceria o Grupo RBS, que mais tarde se tornaria a primeira afiliada da Rede Globo e referência nacional em comunicação multiplataforma.

A expansão da RBS ultrapassou as fronteiras do Rio Grande do Sul e chegou a Santa Catarina, onde o grupo consolidou a atuação em televisão, rádio, jornal e plataformas digitais. Durante décadas, a RBS Santa Catarina teve papel fundamental na formação de profissionais e na cobertura jornalística regional. Em 2016, o braço catarinense foi vendido ao Grupo NC e e passou a se chamar NSC Comunicação.

O produtor e ex-executivo da Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni) assina a contracapa da obra e define o homenageado como “um ponto fora da curva”. “Mauricio Sirotsky Sobrinho teve tudo o que um ser humano desejaria ter: charme, simpatia, franqueza, honestidade, habilidade, competência e sorte”, pontua.

A escritora Martha Medeiros, que apresenta o livro, ressalta o equilíbrio entre o mito e o homem comum. “O jornalista Tulio Milman, com um texto envolvente e repleto de histórias de bastidor, apresenta o homem por trás da lenda: seus conflitos, tropeços e paixões. E, claro, particularidades da vida em família e da empresa que redefiniu o conceito de comunicação no Rio Grande do Sul e no Brasil”.

Continua depois da publicidade

O livro

Seguindo o espírito colaborativo de Maurício Sirotsky Sobrinho, os direitos autorais da biografia serão doados para a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Casa do Artista Riograndense.

O livro Maurício Sirotsky Sobrinho – O som de uma vida já está disponível nas livrarias, na Amazon e no site da Editora AGE.

Serviço:

 “Maurício Sirotsky Sobrinho – O som de uma vida” – Lançamento da obra na Feira do Livro de Porto Alegre

Data: 1º/11/2025
Horário: 17h30min

Bate-papo com Tulio Milman e filhos de Maurício Sirotsky Sobrinho

Local: Clube do Comércio, Rua dos Andradas, 1085 – 3º andar
Horário: 19h

Sessão de autógrafos com Tulio Milman e filhos de Maurício Sirotsky Sobrinho

Local: Praça da Alfândega, Centro Histórico – Porto Alegre