O biólogo Gilberto Duwe flagrou um momento raro de um casal de jararacas “namorando” na garagem de uma casa em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O registro das cobras supervenenosas ocorreu durante um resgate.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Cobras supervenenosas foram pegas “namorando” em SC
Ao chegar na casa, o biólogo encontrou as cobras juntas no canto da garagem. “Estava chovendo, fresquinho, mas não dava para deixar elas ali”, brincou Duwe, que afirmou ser a primeira vez que registrou o momento “íntimo” das cobras.
Após “acabar com a festa” das cobras, Gilberto resgatou as duas. Os animais são avaliados depois do resgate e soltos na mata.
Características da jararaca, cobra supervenenosa
A jararaca, espécie de cobra encontrada no resgate, é uma das serpentes mais comuns do sudeste do Brasil. Segundo o Instituto Butantan, o animal é encontrado da Bahia até o Rio Grande do Sul, por conta da Mata Atlântica.
Continua depois da publicidade
As jararacas podem se alimentar de ratos, pequenos roedores, rãs, sapos e lagartos. Conforme o Ministério da Saúde, o grupo que compõe a espécie das jararacas é o maior responsável por causar acidentes com serpentes no Brasil. Das picadas registradas no país em 2022, 69,3% eram da espécie.
Veja o vídeo do resgate das cobras
Quais são as cobras mais comuns em SC
Leia também
Cobra supervenenosa fica grudada em tinta fresca e causa transtorno em Jaraguá do Sul














