publicidade

Economia
Navegue por

Comércio 

Black Friday dá a largada nas vendas para o Natal em Blumenau 

Data atrai consumidores atrás de descontos em lojas. Procon estará nas ruas e informa dicas para clientes conseguirem descontos e irem às compras com segurança 

22/11/2018 - 17h11

Compartilhe

Jean
Por Jean Laurindo
Adriano
Por Adriano Lins
Lojas da região central oferecem descontos ao longo de toda a semana
Lojas da região central oferecem descontos ao longo de toda a semana
(Foto: )

Promessa de preços baixos para abrir a temporada de vendas do Natal e permitir bons negócios para quem decide antecipar as compras de fim de ano. Com essa receita, a Black Friday entrou no calendário do comércio brasileiro a já faz muita gente ficar atenta aos preços nas últimas semanas de novembro para comprar aquele relógio, óculos, tênis, geladeira, ar-condicionado ou televisão que ficou para “amanhã” durante todo o ano.

Na tarde desta quinta-feira, a movimentação de clientes não era das mais intensas em lojas de móveis e eletrodomésticos da Rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau. Mas vendedores e funcionários organizavam os últimos ajustes dos panfletos e cartazes para receber os clientes no que é prometido como o principal dia das promoções, a sexta-feira.

O casal de aposentados Adalbert e Iracy Nitzke, do bairro Badenfurt, aproveitou uma ida ao médico na tarde desta quinta para pesquisar preços de televisão. Em geral, eles afirmam que não costumam ver muita diferença de preços nesse período do ano, mas já que estavam no Centro, deram aquela espiadinha nos preços.

– Nem estava querendo comprar nada, mas meu filho está querendo uma TV smart e viemos pesquisar. Mas em geral, até agora, não vi nenhuma grande diferença de preços – conta.

Iracy e Adalbert pesquisaram preços de TV em lojas na véspera de Black Friday
Iracy e Adalbert pesquisaram preços de TV em lojas na véspera de Black Friday
(Foto: )

Foi também a pesquisa de preços que levou a diarista Tânia Borges a visitar lojas atrás de bons preços para geladeira. Até a tarde desta quinta ela não tinha encontrado nada que brilhasse os olhos, mas mantinha a esperança de na sexta-feira encontrar um bom negócio.

E a previsão é boa para Tânia e outras pessoas que não encontraram os melhores preços até esta quinta. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau, Helio Roncaglio, explica que a entidade conversou com os lojistas para que a campanha fosse concentrada realmente na sexta-feira, o dia da Black Friday, e no sábado, evitando ofertas que durassem a semana ou o mês inteiro, porque segundo o dirigente, isso “perderia o sentido”.

– A Black Friday é o pontapé inicial do Natal. O lojista tem que estar atento porque é a hora que o consumidor está com vontade de comprar, por causa de toda uma mídia, um trabalho feito em cima dessa data. As pessoas querem uma promoção real. Tenho que ter produto em oferta porque quando levo ele para a loja, ele vai ver todo o restante – explica o presidente, ao dizer que a data já acompanha volumes de vendas de outras datas tradicionais do calendário do comércio.

Procon vai estar na Rua XV nesta sexta-feira

O ex-diretor do Procon de Blumenau, Rodrigo Eduardo Estevão, alerta que do ponto de vista do consumidor, o mais importante é saber o preço real de mercado do que está procurando. Assim, ele vai poder saber se está ou não conseguindo um desconto.

– A gente também orienta o consumidor a sempre buscar lojas com as quais já têm um relacionamento, tanto físicas quanto no e-commerce, e também a se atentar às orientações básicas de compra peal internet, de verificar o histórico e os dados da loja – acrescenta.

Agentes do Procon de Blumenau vai estar na Rua XV de Novembro, no Centro, para verificar possíveis situações e atender a consumidores que os procurarem durante a Black Friday. O órgão fez no início do mês fez um levantamento de preços de eletrônicos e eletrodomésticos que estavam fora de promoção em nove lojas, entre magazines e hipermercados de Blumenau. A proposta visa criar uma planilha para comparação caso haja relatos de preços abusivos e também coibir a prática de descontos falsos e assegurar o direito da população.

Em Blumenau, o órgão destinado à proteção e defesa dos direitos e interesses dos consumidores não possui um levantamento de quantos casos de suspeita de falsas promoções foram reclamadas na última edição do Black Friday.

Dicas para compras on-line e em lojas fixas:

- Ficar atento quando o preço for muito abaixo do mercado;

- Fazer compras dentro do limite do orçamento;

- Pesquisar histórico do comércio;

- Evitar comprar utilizando aplicativos de lojas;

- Não efetuar compras em redes de wi-fi públicas e abertas;

- Fazer comparação do preço de produtos nas semanas anteriores. Importante verificar em flyers, prints e encartes;

- Comprar em sites confiáveis, com certificado de segurança;

- O Procon estadual possui uma lista de sites não confiáveis. (http://www.procon.sc.gov.br/images/Lista_de_Sites.pdf)

Fonte: Procon de Blumenau.

::: Leia mais notícias em santa.com.br

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação