nsc
santa

Tempestade

Blumenau acumula em 13 dias 80% do volume de chuva esperado para dezembro

De acordo com o AlertaBlu as chuvas devem continuar durante todo o verão

14/12/2020 - 15h14

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
As tempestades devem durar até o fim do verão, que começa apenas no dia 21 de dezembro
As tempestades devem durar até o fim do verão, que começa apenas no dia 21 de dezembro
(Foto: )

A chuva não dá trégua em Blumenau e a tendência é que ela continue assim, de forma isolada em cada região, mas com alto volume, até o fim do verão (que começa só na próxima semana, no dia 21).  

> Receba todas as notícias do Santa em tempo real. Clique aqui.

Em apenas 13 dias do mês já choveu o acumulado de 130 milímetros no município. O número preocupa, já que a média climatológica de anos anteriores foi de 163 milímetros, índice também esperado para 2020. Ou seja, em menos de duas semanas já choveu 79,7% do estimado para o mês inteiro.

De acordo com o AlertaBlu o clima deve continuar assim até o fim do verão, com temperaturas altas durante o dia e fortes tempestades entre o fim da tarde e à noite. Os temporais serão frequentes e devem acontecer todos os dias devido à formação das várias áreas de instabilidades que são potencializadas com a alta umidade do ar.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil emitiu um alerta às 15h30min desta segunda-feira (14) para um novo temporal que está se formando sobre a cidade devido aos locais de instabilidade por causa da atuação de um cavado — uma área alongada de baixa pressão — que se desloca sobre Blumenau. Não se descarta condição para temporal de forma isolada.

Durante o fim de semana a cidade sofreu com dois temporais que destelharam casas e derrubaram árvores que danificaram a fiação de postes e comprometeram o abastecimento de energia elétrica. 

Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelos telefones 199 ou 193. Os avisos também são enviados pelo site do AlertaBlu e pelas redes sociais da Defesa Civil. O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.

Colunistas