A prefeitura de Blumenau flexibilizou medidas restritivas no combate ao coronavírus e ampliou os horários de funcionamento de serviços não essenciais. Setores como academias, shoppings, comércio em geral e salões de beleza poderão abrir as portas mais cedo e fechar mais tarde. Além disso, no próximo final de semana lojas e restaurantes poderão atender mirando as demandas de Dia dos Pais. 

Continua depois da publicidade

> Clique aqui para receber notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp.

O transporte coletivo continuará suspenso ao menos até o dia 17. As celebrações religiosas, antes permitidas apenas aos domingo (ou sábados, no caso das igrejas adventistas) serão ampliadas para as quartas-feiras. Floriculturas podem atender por delivery em qualquer dia da semana.

As medidas entram em vigor nesta quinta-feira (6) e devem ser adotadas até segunda-feira (17). Desde o dia 28 de julho os serviços funcionavam apenas durante os dias de semana, das 10h às 17h. Agora, a regra do dia de semana permanece, mas os horários de funcionamento foram ampliados (veja abaixo as principais mudanças). 

Conforme o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) anunciou na transmissão ao vivo desta quarta-feira (5), todas as medidas sanitárias continuarão sendo exigidas, como o distanciamento social, capacidade de público reduzida e uso de máscara e álcool em gel.

— Essas medidas foram tomadas tentando atender às necessidades comerciais, mas sem esquecer da vida das pessoas. Elas só vão dar resultado se todos continuarmos com os cuidados, que têm que ser redobrados — pediu o prefeito.  

O afrouxamento nas regras ocorreu, ainda de acordo com Heldebrandt, após uma série de análises da evolução do coronavírus na cidade e de reuniões com os setores envolvidos. Nos últimos dias houve um indício de estabilização da pandemia em Blumenau. Procura por testes, novos casos, pacientes em tratamento e até internações em UTI pararam de crescer ou tiveram redução desde a quarta-feira (29) passada.

Continua depois da publicidade

Medidas restritivas a partir desta quinta

Salões de beleza, cabeleireiros e barbearias
De segunda a sábado, sem restrição de horário. Devem trabalhar com agendamento e redução de capacidade conforme as normas vigentes.

Comércio em geral, shoppings, galerias e centros comerciais
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Restaurantes, bares e similares
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Nos demais horários e aos finais de semana apenas entregas por delivery ou retiradas.

Supermercados, farmácias, padarias, postos de gasolina, entre outros serviços considerados essenciais
Permanece com as regras anteriores, ou seja, sem restrições de horário. Aos finais de semana podem ter atendimento ao público, mas os setores alimentícios não podem permitir consumo no local (também após as 18h).

Igrejas
Celebrações passam a ser permitidas às quartas-feiras também, além de domingo e sábado (somente para as igrejas adventistas).

Academias
De segunda a sexta-feira, das 6h às 22h (o horário foi corrigido na noite desta quarta-feira pela prefeitura).

Transporte coletivo
Suspenso até dia 17.

Continua depois da publicidade

Fim de semana do Dia dos Pais (8 e 9 de agosto)

Comércio em geral, galerias e centros comerciais
Das 9h às 18h (sábado).

Shoppings centers
Das 10h às 19h (sábado).

Restaurantes
Poderão atender no local com lotação máxima de 50% (no sábado das 9h às 18h e domingo das 10h às 16h).

Coronavírus em Blumenau

A cidade soma nesta quarta 9.682 casos confirmados, segundo a prefeitura. Entre os casos positivos, 2.326 pacientes estão em tratamento. 109 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 67 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 42 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região.

Já em enfermaria são 39 de Blumenau (22 confirmados e 17 em análise) e 3 da região (1 confirmado e 2 em análise).

Continua depois da publicidade