O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho. Em Santa Catarina, o município de Blumenau transformou o mês em um cronograma completo de ações, que contempla mais de 150 atividades – programação que integra o Junho Verde, iniciativa da prefeitura. O objetivo da agenda é engajar a comunidade e promover a consciência e preservação ambiental. 

Continua depois da publicidade

Em 2025, o projeto que já é tradicional na cidade, terá atividades voltadas à educação ambiental, ao incentivo de práticas sustentáveis e à valorização dos espaços naturais. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), por meio da Diretoria de Educação Ambiental e Bem-estar Animal, envolve também instituições públicas, privadas e do terceiro setor, que uniram forças em prol da preservação ambiental.

A cerimônia de abertura aconteceu no dia 5 de junho, às 19h, na sede da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve). A data marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas o calendário de atividades começou ainda mais cedo: no sábado, dia 31 de maio, com a limpeza dos ribeirões da Velha, Fortaleza e Garcia. 

Educação ambiental como política pública

Um dos principais pilares do Junho Verde é a educação ambiental, presente em diversas atividades da programação. A proposta é transformar atitudes a partir do conhecimento e da sensibilização, especialmente entre crianças e jovens. Durante o mês, escolas da rede municipal irão promover oficinas, rodas de conversa, visitas guiadas e ações de campo voltadas à sustentabilidade. O objetivo é ampliar o debate sobre temas como descarte adequado de resíduos, poluição dos rios, consumo consciente, biodiversidade urbana e mudanças climáticas.

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), o Estado ainda enfrenta desafios significativos no manejo de resíduos sólidos, já que cerca de um terço do lixo produzido vai parar em locais inadequados. Em Blumenau, a rede de ecopontos, o serviço de coleta seletiva e campanhas, está em fase de execução e deve ser instalada em breve para ajudar a mudar esse cenário.

Continua depois da publicidade

Limpeza dos ribeirões é uma das ações do Junho Verde. Foto: Marcelo Martins/PMB

No entanto, o engajamento da população é essencial para que os projetos continuem funcionando no município. Por isso, a administração municipal apostou em trazer o tema para as ruas e escolas de forma acessível para informar os moradores da cidade.  

Além disso, ações específicas focadas na proteção da fauna urbana e no bem-estar animal também fazem parte do calendário. Com essas iniciativas, a prefeitura pretende propor uma convivência mais harmoniosa com o meio ambiente.

Uma cidade em contato com a natureza

Blumenau tem um patrimônio natural valioso que, muitas vezes, é esquecido por conta do caráter urbano e industrial da cidade. Mas, basta se afastar do centro para encontrar trilhas, cachoeiras, áreas de preservação e paisagens que fazem parte da rota do turismo ecológico no Vale Europeu.

O Junho Verde é, também, uma oportunidade para se reconectar com esses espaços. É por isso que a programação contempla caminhadas ecológicas, observação de aves, trilhas monitoradas e distribuição de mudas nativas.

Continua depois da publicidade

Entre os destaques deste ano estão as caminhadas noturnas no Parque Natural Municipal São Francisco de Assis. A proposta é promover experiências nas quais os participantes possam vivenciar a floresta à noite, ouvir os sons da mata e perceber os ciclos naturais com outro olhar. A atividade, além de simbólica, estimula o respeito e o cuidado com as áreas verdes. 

Mobilização da comunidade 

Um dos pontos altos do Junho Verde é a capacidade que o projeto tem para mobilizar a população. Em 2025, serão mais de 150 ações distribuídas em diferentes bairros e espaços públicos da cidade. Destas, cerca de 50 são abertas ao público e têm inscrições gratuitas. 

A agenda completa está disponível nos canais oficiais da Prefeitura de Blumenau e inclui atividades como seminários, oficinas, feiras temáticas, ações de limpeza urbana e plantios coletivos.

Compromisso com o futuro

Em tempos de emergência climática, promover debates sobre sustentabilidade é uma necessidade para a população. Por isso, a Prefeitura propôs um calendário robusto, inclusivo e educativo.

Continua depois da publicidade

Educação ambiental é um dos focos da Prefeitura de Blumenau para promover a sustentabilidade. Foto: Giovanni Silva/PMB

Confira a programação do Junho Verde

  • 11 de junho – quarta-feira

18h às 22h – Exposição Aves da Região de Blumenau

Local: Campus 1 da Furb, Bloco S, sala 201

18h às 22h – Exposição Fritz Müller

Local: Campus 1 da Furb, Bloco S, sala 201

  • 12 de junho – quinta-feira

14h às 17h – Uma tarde para conhecer o IPEVI – Permacultura, bioconstrução, agrofloresta

Local: IPEVI (Instituto de Permacultura do Vale do Itajaí) – Rua Reinhold Schroeder, 11.420, em Indaial

19h – Caminhada noturna no Parque Natural Municipal São Francisco de Assis

Local: Rua Ingo Hering, 390 – Centro.

  • 13 de junho – sexta-feira

19h às 21h30 – Lançamento da Biblioteca da Floresta Catarinense

Local:  Auditório da Biblioteca da Furb (Campus 1)

  • 14 de junho – sábado

8h30 – Roda de conversa: Sustentabilidade e estilo de vida com Práticas Orientais

Local:  Parque Alcantaro Corrêa.

Ação aberta ao público

11h às 15h – Nosso Mundo Mais Verde

Local: Praça Johanna Conrad – Feirinha da Vila.

Ação aberta ao público

Para conferir a agenda completa, clique aqui.

Acesse o site da Prefeitura de Blumenau e saiba mais sobre o Junho Verde.