A partir desta sexta-feira (10), os moradores de Blumenau podem procurar atendimento médico sem necessariamente precisar sair de casa. A prefeitura acaba de criar um serviço de consultas 24 horas que pode ser acessado por telefone e, na próxima semana, também por aplicativo. A novidade é chamada de Alô Saúde, e a expectativa é que ajude a desafogar os postos de saúde e hospitais, segundo o governo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Para acessar o novo serviço, a pessoa precisa estar cadastrada no Pronto Mobile — sistema de saúde pública de Blumenau. Se não estiver, é necessário baixar o aplicativo e fornecer os dados solicitados. Pelo app será possível solicitar o atendimento do Alô Saúde a partir da próxima semana. Mas desde já o serviço está disponível pelo telefone 0800 686 6000, inclusive aos fins de semana.

O atendimento começa com o técnico em enfermagem, que vai verificar as queixas do paciente. Se não estiver com sintomas, o profissional pode dar as orientações gerais e encerrar o contato. Isso para os casos de dúvidas sobre doenças, por exemplo. Se o usuário estiver com sintomas, ele será transferido ao enfermeiro, para triagem, e depois encaminhado para a telemedicina com o médico generalista.

Esse médico dará as orientações, receituário e encaminhamento, se necessário. O profissional poderá, inclusive, enviar eventuais receitas em formato de PDF por mensagem para o paciente, para retirar a medicação na rede pública de saúde. Após o encerramento da consulta, o contato volta para a equipe de avaliação, para o feedback do usuário.

Continua depois da publicidade

O secretário de Promoção da Saúde, Marcelo Lanzarin, diz que a iniciativa promove flexibilidade de acesso para o usuário. A expectativa é de que cinco mil atendimentos sejam feitos todos os meses pela nova modalidade. Segundo o gestor, o serviço é complementar e todas as 116 equipes de saúde de família dos postos seguem trabalhando normalmente.

— O paciente pode acessar o serviço 24 horas por dia e receber o atendimento ou os devidos encaminhamentos de onde estiver. É importante ressaltar que esse investimento beneficia os moradores e é mais uma forma de melhorar o atendimento à população — enfatiza.

O serviço será prestado pela empresa Topmed, de São José, especializada em Telemedicina. O cadastro no Pronto Mobile pode ser feito por aqui.

Leia mais

Levantamento aponta seis carros e cinco imóveis danificados por explosão em Blumenau

Medo da esposa faz morador de Timbó inventar assalto após perder dinheiro no poker

Destaques do NSC Total