A prefeitura de Blumenau definiu para 23 de agosto o retorno de 100% dos alunos às salas de aula na rede pública municipal. A informação foi divulgada pela Secretaria de Educação na noite desta quinta-feira (12) nas redes sociais. Na prática, isso quer dizer que daqui a duas semanas tanto as crianças matriculadas em colégios quanto em creches precisam voltar a frequentar as unidades de ensino diariamente.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
De acordo com a prefeitura, atualmente, 38% dos mais de 37 mil alunos da rede municipal estão afastados completamente das salas de aula ou intercalando uma semana na escola e outra em casa. Esse percentual deve cair significativamente, pois apenas alunos com algumas condições de saúde (ver lista abaixo) ou atestado médico poderão seguir estudando em domicílio.
A distância dos estudantes em sala precisou ser reduzida de um metro e meio para apenas um para que a retomada 100% fosse possível. Os ônibus escolares também poderão operar com toda a capacidade de passageiros sentados. Outra mudança é que não haverá mais aferição de temperatura dos alunos na estrada das unidades. Entretanto, segue a recomendação para familiares não entrarem nos colégios e os alunos evitarem aglomerações.
Além da nova regulamentação estadual permitindo as mudanças, a prefeitura justifica a medida apresentando baixos índices de contaminação pelo coronavírus entre os estudantes. Segundo a Secretaria de Educação, o indicador ficou em 0,004% na semana passada.
Continua depois da publicidade
A decisão por voltar 100% apenas no dia 23 de agosto é para dar tempo de as unidades se organizarem, por exemplo, com a merenda escolar para receber todas as crianças e adolescentes.
Professores
Voltarão às salas de aula os profissionais de educação já imunizados. Isso inclui professores e todos os servidores atrelados ao cotidiano escolar. Conforme decreto do governo do Estado, esse grupo pode retornar 28 dias após a dose única ou segunda dose.
Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, o trabalhador terceirizado que se negar a receber a imunização deixará de prestar o serviço. Quanto a eventuais casos que tratem de funcionário concursado, uma regulamentação ainda será elaborada para estabelecer as providencias do município. Entretanto, o decreto estadual já aponta a necessidade de apresentação de documento com justificativa clínica.
Rede privada
As unidades de ensino da rede privada de Blumenau não precisam esperar até o dia 23 de agosto para retomar o ensino 100% presencial. Desde já elas podem retornar, desde que respeitando a distância mínima de um metro entre os alunos.
Continua depois da publicidade
Podem seguir em atividades remotas alunos nas seguintes condições:
I – gestantes e puérperas;
II – obesidade grave;
III – asma;
IV – doença congênita ou rara ou genética ou autoimune;
V – neoplasias;
VI – imunodeprimidos;
VII – hemoglobinopatia grave;
VIII – doenças cardiovasculares;
IX – doenças neurológicas crônicas;
X – diabetes mellitus.