nsc
    santa

    Em cenário pessimista

    Blumenau pode ter até 1.146 casos de coronavírus em 15 dias, projeta estudo

    Prefeito acredita que cidade continuará em uma situação mais otimista, que prevê de 614 a 782 infectados

    08/05/2020 - 20h07 - Atualizada em: 08/05/2020 - 20h29

    Compartilhe

    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Prefeitura pede que população cumpra com as medidas de distanciamento e cuidados com a higiene
    Prefeitura pede que população cumpra com as medidas de distanciamento e cuidados com a higiene
    (Foto: )

    Em 15 dias, Blumenau pode registrar 614 casos confirmados ou, no pior cenário, 1.146 infectados. Essa é a projeção divulgada pela prefeitura na noite desta sexta-feira (8). O estudo, que vem sendo feito quinzenalmente, mudou. Agora, os técnicos do município, Unimed e Universidade Regional de Blumenau levam em consideração apenas a realidade da cidade, e não mais a do entorno também, como vinha sendo feito até então.

    Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

    Conforme o prefeito Mário Hildebrandt, Blumenau intensificou a quantidade de testes aplicados, o que gera uma nova realidade. Além disso, as flexibilizações das atividades influenciam no cálculo. Assim, conforme o documento, no dia 23 pode haver 614 (cenário otimista), 782 (mediano) ou 1.146 (pessimista) diagnosticados. Isso implicaria em 31, 39 ou 57 internações em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), respectivamente.

    O dia a dia tem mostrado fatos parcialmente semelhantes às estimativas da prefeitura. Até agora a quantidade de internados tem sido menor ao projetado (nesta sexta-feira há dois pacientes com Covid-19 em UTI), porém, o número de casos tem se aproximado do previsto: no último estudo eram esperados 303 contaminados para esta sexta, no cenário mediano. Conforme o boletim do governo do Estado desta sexta, são 285.

    A principal preocupação - como em todo o mundo - é evitar a lotação na rede de saúde. Por isso, Hildebrandt espera que com a chegada de mais testes, as respostas para o enfrentamento da doença sejam ainda mais rápidas. Por enquanto há 618 leitos de enfermaria disponíveis em hospitais blumenauenses e 91 de UTIs para atender as vítimas da pandemia da região. O histórico da evolução do coronavírus por aqui mostra que 5% dos casos podem chegar às unidades (a média em outros lugares do mundo varia de 1,5% a 5%).

    O prefeito explicou também que, para manter os dados entre a análise otimista e mediana, como tem ocorrido, é preciso a contribuição de todos - com o máximo de isolamento possível, distanciamento social e medidas de segurança ao sair de casa.

    — Se não fizéssemos isso, estaríamos hoje com 546 casos (projeção pessimista do último estudo divulgado). Temos um cenário sob controle em Blumenau — considera Hildebrandt.

    Apesar do discurso otimista, o chefe do Executivo não descarta a possibilidade de erros nas projeções. No entanto, garante que se houver uma elevação repentina e significativa, pode mudar a postura diante do planejamento que vem sendo desenvolvido.

    Leia também: Liberado agendamento para a última fase da campanha de vacinação em Blumenau

    > Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas