nsc
santa

Pandemia

Blumenau prorroga medidas restritivas contra a Covid-19

Estabelecimentos precisarão fechar mais cedo até a próxima sexta-feira

06/03/2021 - 09h29 - Atualizada em: 06/03/2021 - 09h49

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Blumenau tem quase 1,9 mil casos ativos da doença
Blumenau tem quase 1,9 mil casos ativos da doença
(Foto: )

Blumenau prorrogou as medidas restritivas adotadas no começo da semana por mais cinco dias. Isso significa, entre outras regras, que até a próxima sexta-feira (12), bares, restaurantes e estabelecimentos gastronômicos em geral deverão fechar as portas ao público às 23h e poderão receber clientes até as 22h - o delivery está liberado. 

> Receba via Whatsapp as principais notícias de Blumenau e região.

O decreto municipal também estabelece que tabacarias e lojas de conveniência só podem funcionar entre 6h e 22h. A mesma regra vale para academias em geral. A prorrogação tem o objetivo de reduzir o contágio acelerado da doença na tentativa de desafogar os hospitais da cidade, que estão lotados.

O transporte coletivo, suspenso neste final de semana, funcionará normalmente no próximo. Parques e praças seguem fechados.

Fase crítica

O governo do Estado estabeleceu o fechamento de todas as atividades não essenciais neste fim de semana e no que passou. Com a rede de saúde em colapso, agentes públicos também intensificaram a fiscalização das normas. Em Blumenau, entre às 18h desta sexta-feira (5) até o fechamento deste texto foram feitas 18 abordagens, mas não houve interdição. Denúncias podem ser feitas pelo 190 ou 199.

Nesta sexta Santa Catarina registrou o maior número de mortes em 24 horas. Foram 107. Blumenau confirma 341 óbitos e 100% de ocupação de leitos. São 42.910 casos registrados, segundo a prefeitura, e 1.886 ativos. 

Como ficam os serviços nesta semana (8 a 12 de março):

Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, cafeterias, confeitarias, padarias, casas de chá e demais serviços de alimentação

Horário de funcionamento limitado das 6h às 23h para consumo no local. Estabelecimentos só poderão receber novos clientes até 22h. Após 23h somente delivery.

Lojas de conveniência, inclusive em postos de combustíveis e tabacarias

Horário de funcionamento limitado das 6h até às 22h.

Academias de ginástica, musculação, crossfit, funcionais, estúdios de danças, escolas de natação, hidroginástica, hidroterapia, academias de lutas e áreas afins

Proibido funcionamento das 22h às 6h.

Transporte coletivo

Funciona normalmente. 

Parques e praças públicas

Fechados.

Área azul

Funciona normalmente.

Supermercados, mercados, mercearias, açougues, peixarias, feiras livres

- Capacidade máxima de acordo com a tabela elaborada pela Defesa Civil com apoio do Corpo de Bombeiros Militar;

- Deve haver controle fixo na entrada do estabelecimento, com informação em local visível do número de pessoas que estão ocupando o estabelecimento de acordo com a capacidade limite. Preferencialmente uma pessoa por família.

- Recomendação para que as compras sejam feitas por apenas por uma pessoa por família.

- Acesso preferencial dos idosos: das 8h às 10h, preferencialmente uma pessoa.

Colunistas