nsc
    santa

    Lazer

    Blumenau se prepara para reunir os amigos na Rua XV

    28ª edição do Stammtisch ocorrerá amanhã na principal via do Centro. Neste ano, evento tem limitação de integrantes e praça de alimentação maior para os visitantes  

    26/04/2019 - 07h00

    Compartilhe

    Everton
    Por Everton Siemann
    Rua XV de Novembro
    No ano passado, evento reuniu 250 confrarias na região central de Blumenau
    (Foto: )

    Reunir os amigos para celebrar a amizade. Esse é o principal objetivo do Stammtisch, evento originário da cultura germânica. Neste sábado, a partir das 10h, Blumenau vai reunir os amigos na principal via do Centro da cidade mais uma vez. A 28ª edição do Stammtisch de Blumenau deve reunir milhares de pessoas na Rua XV de Novembro e outras vias próximas, que vão abrigar os 240 grupos inscritos no evento.

    Este ano, o encontro de amigos conta com novidades. Envolvido na organização, Norberto Mette destaca em especial a redução no número de grupos e a limitação de integrantes, com no máximo 80 por equipe. Ainda assim, só com participantes inscritos a organização estima receber quase 10 mil pessoas.

    – Já tivemos edições com mais de 300 grupos. Diminuímos o número para oferecer maior espaço e conforto aos participantes e visitantes – comenta Mette.

    Guto Reinert, presidente da Associação de Grupos de Stammtisch e Confrarias de Amigos de Blumenau, entidade que gere o evento, destaca que os visitantes terão espaço maior para curtir a gastronomia. A praça de alimentação, montada próximo à esquina da Rua XV com a Rua Ângelo Dias, teve um aumento de 50% da área no comparativo com a estrutura montada na edição do ano passado.

    Reinert diz que a associação pretende repetir o gesto feito no ano passado: doar o saldo financeiro com a organização do evento para entidades que prestam serviços sociais à cidade. Em 2018, a entidade que reúne as confrarias doou pouco mais de R$ 15,3 mil para a Associação dos Amigos do Hospital Santo Antônio (ASA) e o Fundo Municipal para Ações de Políticas Públicas Sobre Drogas (Fremad).

    – Falta definir quais serão as entidades – resume Reinert.

    Trânsito na Rua XV será bloqueado hoje à noite

    Por conta do evento, o fluxo do trânsito na Rua XV de Novembro será bloqueado ainda hoje. A partir das 22h, os veículos não poderão mais utilizar a via, a partir do cruzamento com a Rua Nereu Ramos até o entroncamento com as ruas Amadeu da Luz e Padre Landell de Moura. A via deve ser liberada a partir das 17h de sábado, após a limpeza.

    Como a previsão do tempo aponta para a ocorrência de pancadas de chuva no sábado, existe a possibilidade de cancelamento do evento. A confirmação só deve ocorrer na véspera.

    – Se acontecer, será semelhante aos desfiles da Oktober. Só no sábado, às 6h – aponta Reinert.

    Envolvido com o encontro desde a primeira edição, em 2000, Mette é poético ao falar do evento:

    – A magia dele é o povo de Blumenau, de poder encontrar e rever os amigos.

    PROGRAMAÇÃO

    Trânsito

    - Fluxo de veículos na Rua XV de Novembro será fechado hoje, às 22h

    - Às 6h de sábado, os grupos iniciam a montagem das estruturas

    - Às 8h inicia a vistoria do Corpo de Bombeiros

    - Às 10h ocorre a abertura oficial do evento, sem solenidade

    - Às 15h encerra-se a venda de chope pelas choperias

    - Às 16h encerra o evento e os grupos têm que desmontar as estruturas

    - Às 17h começa a limpeza urbana das ruas

    Segurança

    - Segurança do evento contará com 19 pessoas, entre monitores e profissionais de vigilância

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas