nsc
santa

Saúde

Blumenau tem fim de semana de AGs lotados e com portas fechadas antes do horário

10/01/2022 - 10h56

Compartilhe

Talita
Por Talita Catie
Cartaz encontrado no domingo às 13h no AG Velha
Cartaz encontrado no domingo às 13h no AG Velha. Local deveria ficar aberto até as 18h.
(Foto: )

Quem precisou procurar um Ambulatório Geral (AG) com suspeita de Covid-19 ou sintoma gripal neste fim de semana teve de ter muita paciência em Blumenau. Em duas das três unidades abertas sábado (8) e domingo (9) especificamente para atender esses casos, houve relatos de fila, demora no atendimento e até portas fechadas antes do horário divulgado pela prefeitura, que era 18h.

No AG da Velha, no domingo, pacientes encontraram um cartaz colado na porta dizendo “atendimento encerrado por hoje”. Isso por volta das 13h. A NSC TV esteve no local e ouviu relatos de quem já tinha tentado passar por um médico no sábado, mas mesmo chegando antes do fechamento previsto da unidade não conseguiu ser atendido.

O tempo médio de espera era de aproximadamente três horas, conforme relato dos pacientes.

No AG da Itoupava a situação se repetiu. Moradores relataram à reportagem que às 15h de domingo não eram mais aceitos pacientes. A recomendação era para voltar na segunda-feira (10), a partir das 7h. Quem retornou nesse começo de semana encontrou um cenário bem semelhante ao registrado desde o início de janeiro: filas.

AG Itoupava na manhã desta segunda-feira (10)
AG Itoupava na manhã desta segunda-feira (10)
(Foto: )

Conforme os boletins diários da prefeitura, 1.272 testes para Covid-19 foram processados no sábado e 449 deles tiveram resultado positivo. No domingo, o número de testes processados caiu praticamente pela metade. A prefeitura não explicou a redução abrupta. Dos 607 exames analisados, 226 confirmam o diagnóstico de infecção por coronavírus.

Contraponto

O Santa procurou a prefeitura de Blumenau para entender o que ocorreu no fim de semana e o que vai ser feito a partir de agora para tentar agilizar os atendimentos aos pacientes com suspeita de Covid-19, mas não obteve retorno até a publicação deste texto. 

Leia também

Homem pega carro emprestado e troca por cocaína em Rio do Sul

Chuva alaga Avenida Atlântica e atinge Praia Central de BC; veja vídeo

Ataque de abelhas deixa 11 feridos em Blumenau e vídeo mostra desespero

Colunistas