nsc
santa

Cultura

Blumenauense de seis anos ultrapassa 60 livros lidos em 2019

Thomas Rafael é frequentador assíduo da Biblioteca Municipal 

05/08/2019 - 11h00 - Atualizada em: 06/08/2019 - 07h19

Compartilhe

Talita
Por Talita Catie
(Foto: )

Quantos livros você leu esse ano? O pequeno Thomas Rafael já ultrapassou a marca dos 60. Para uma criança de apenas seis anos, o número deixa muita gente grande para trás. Quem trabalha na Biblioteca Municipal de Blumenau se surpreende com a paixão do menino. Não há outra criança na mesma faixa etária com tantos empréstimos no acervo público.

Nas prateleiras da biblioteca, que acaba de completar 67 anos, o garoto mostra os favoritos. O Pequeno Príncipe, escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry, está no topa da lista. Thomas conta a história completa do menino que vive no asteroide B612 e deixa escapar que leu as 91 páginas em dois dias. Em segundo lugar aparece O Livro das Virtudes para Crianças, de Willian Bennett, lido por ele duas vezes.

A leitura divide espaço na vida de Thomas com a bola e o lego, atividades prediletas do garoto. O segredo é administrar o tempo. Enquanto os irmãos dormem depois do almoço, ele fica acordado, entretido com histórias como a de Moby Dick, que lê atualmente. A média é um livro a cada dois dias.

Eu gosto de ler para saber o que tem no livro, porque daí eu fico mais inteligente. É interessante – garante o menino.

O amor pelo universo das palavras está na essência da família de Thomas. Com os dois irmãos mais velhos, de nove e 12 anos, a lista de obras apreciadas também é grande. Juntos, eles leram 210 livros no ano passado. Isso sem falar da contação de histórias diária, quando os pais reúnem os filhos antes de irem dormir.

Igor, Thomas e Kyara leram 210 livros no ano passado
Igor, Thomas e Kyara leram 210 livros no ano passado
(Foto: )

A mãe, Patrícia da Silva Porto Vieira, conta que desde o nascimento das crianças sempre trabalhou muito o desenvolvimento dos filhos. Aliás, os três aprenderam a ler quando tinham quatro anos, com alfabetização domiciliar. Quando a biblioteca de casa não deu mais conta da demanda dos pequenos, foi a hora de conhecer a Biblioteca Municipal.

- A gente vem a cada quinze dias, e cada um escolhe uns quatro ou cinco livros para levar. Onde eu cresci, não tinha todo esse acesso, então é gratificante ver progresso deles – diz Patrícia.

Atualmente, o acervo da Biblioteca Municipal tem aproximadamente 65 mil obras, dos mais variados gêneros literários. O empréstimo é gratuito e exclusivo para moradores de Blumenau ou do bairro Bela Vista, em Gaspar. É preciso fazer a carteirinha, que custa R$4,00 para estudantes e R$6,00 para população em geral. Menores de 10 anos e aposentados são isentos da taxa. Hoje são 16,7 mil pessoas cadastradas para empréstimo.

Os mais lidos desse ano na Biblioteca Municipal

A Garota Italiana, de Lucinda Riley

Procura-se ladrão de ovos, de Dóris Lecher

Como o Grinch roubou o Natal, Dr.Seuss

O Conde de Monte Cristo, Alexandre Dumas

Os melhores contos de Lygia Fagundes Telles, Lygia Fagundes Telles

Dois a dois, Nicholas Sparks

A divina comédia, Dante Alighieri

O conto de aia, Margaret Atwood

Solstício de inverno, Rosamunde Pilcher

Saco de ossos, Stephen King

Onde fica

Biblioteca Municipal Doutor Fritz Müller

Alameda Duque de Caxias, 64, Centro, Blumenau

Segunda a sexta das 8h às 17h30min

Colunistas