Nem o caos no trânsito e muito mesmo o vaivém intenso de turistas em Blumenau fazem os moradores ignorarem a importância da Oktoberfest. É o que mostra uma pesquisa do projeto Focus, da Universidade Regional de Blumenau (Furb), que buscou avaliar a percepção do blumenauense sobre o impacto socioeconômico da maior festa alemã das Américas.
Continua depois da publicidade
Os números indicam, portanto, que a cidade realmente “abraça” o evento e o chama de seu.
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Para chegar aos resultados, entre julho e agosto deste ano 131 entrevistadores abordaram 3.040 pessoas. Todas têm mais de 18 anos e são moradoras de Blumenau. Pouco mais da metade dos participantes (52%) eram mulheres. As perguntas consistiram em afirmações que apresentaram cinco opções de respostas: discordo totalmente, discordo, não concordo nem discordo, concordo e concordo totalmente.
Para uma das coordenadoras do projeto, a professora Fabricia Zucco, o estudo evidenciou que o reposicionamento da festa construído ao longo das últimas décadas — de deixar de lado a bebedeira e unir a gastronomia e o lazer em família — se consolidou:
Continua depois da publicidade
— Tem um senso de pertencimento muito forte, embora haja os inconvenientes — explica.
Entre os “inconvenientes” apontados pelos moradores estão a interrupção na rotina, como afirmaram 54,6% dos entrevistados, a interferência no dia a dia deles (59,7%) e o aumento da quantidade de lixo (na percepção de 68% dos participantes). Porém, o “lado negativo” fica pequeno perto de outras respostas. Boa parte das pessoas (76,2%) nem sequer cogitou em algum momento da vida deixar a cidade por conta da “muvuca”.
83% veem Oktoberfest como benéfica à comunidade
Para o blumenauense, a movimentação fora do habitual não tem tanta força perto do impacto econômico, social e cultural do evento. Quando questionados se a Oktoberfest beneficia a comunidade de diferentes maneiras, 83% dos entrevistados concordaram que sim. Quase 80% também avaliaram que a festa serve de vitrine para novas ideias empreendedoras, além de trazer reconhecimento positivo à cidade (80,3% acreditam nisso) e contribuir para o bem-estar da comunidade (54,2%).
Durante os 19 dias de folia, 76,7% dos blumenauenses entrevistados sentem que a festa oferece oportunidades de novas atividades. A Oktoberfest também deixa um impacto cultural positivo para o município na opinião de 76,2% dos habitantes ouvidos e reforça a identidade de Blumenau (84,5%), sendo uma celebração dos moradores (78,7%).
No fim das contas, nesses 40 anos a festa virou verdadeiramente um evento de Blumenau, despertando o chamado “senso de comunidade”, como resume a pesquisadora.
Continua depois da publicidade
Conheça as 10 finalistas do concurso da rainha Oktoberfest Blumenau 2025
Leia mais
Os curiosos objetos deixados para trás no aeroporto de Navegantes