nsc

publicidade

Mistério

Bola de fogo é vista no céu do Chile

Pesquisadores ainda não sabem do que se trata e áreas próximas do acontecimento foram queimadas 

10/10/2019 - 15h37

Compartilhe

Por Priscila Araújo
Equipe examinou sete pontos e falou com moradores locais
(Foto: )

Na semana passada, na sexta-feira de 25 de setembro, uma bola de fogo foi vista no céu da Ilha Chilo, que fica no Sul do Chile. O Serviço de Geologia e Mineração (Sernageomin) está investigando o que pode ser sido e descartou a chance se tratar de um meteorito.

Nas redes sociais, imagens do objeto foram compartilhadas. Áreas próximas de onde os avistamentos aconteceram foram atingidas por fogo. Bombeiros voluntários apagaram as chamas.

Sete pontos da área onde a bola teria caído foram estudados pelos geólogos do Sernageomin. A equipe também conversou com moradores da região para verificar a direção do movimento e ângulo da queda. Além disso, eles foram perguntados se ouviram algum tipo de som ou ruído que estivesse associado ao acontecimento. Eles negaram.

O Sernageomin concluiu as análises em 28 de setembro e divulgou que a pesquisa em campo feita na cidade de Dalcahue, região de Los Lagos, descarta se tratar de um meteorito. Amostras de solo foram coletadas para uma análise mais detalhada no laboratório da instituição. As conclusões finais devem ser divulgadas nos próximos dias.

Cientistas dizem que é muito improvável que meteoritos causem incêndios a não ser que sejam objetos relativamente grandes. A chance de se tratar de lixo espacial não foi descartada. Mas só poderá ser confirmada depois que as conclusões laboratoriais terminarem.

Deixe seu comentário:

publicidade