O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina anunciou que vai abrir nesta quinta-feira (18) as inscrições para o primeiro processo seletivo simplificado do Serviço Militar Estadual Temporário (SEMET). Ao todo, serão oferecidas 630 vagas, distribuídas em diferentes regiões do Estado, todas com exigência de ensino superior.
Continua depois da publicidade
Os militares temporários poderão atuar tanto em funções operacionais quanto administrativas. A diferença é que o contrato é de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos, mas sem vínculo de carreira. Entre os requisitos estão ter idade mínima de 18 anos, possuir carteira de motorista e não ter completado 40 anos na data da inscrição, que termina em 19 de janeiro.
Tal como em um concurso público, o processo será realizado em etapas, incluindo prova objetiva, avaliação de títulos, Teste de Aptidão Física (TAF), exames de saúde e investigação social. A primeira prova está prevista para o dia 1º de março. Após a aprovação em todas as fases, os candidatos selecionados ingressarão no Curso Básico de Formação de Praça Temporária, na graduação de Aluno-Soldado Temporário.
As vagas serão distribuídas nos seguintes batalhões: Curitibanos, Blumenau, Lages, Chapecó, Itajaí, Canoinhas, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Balneário Camboriú, Xanxerê, Rio do Sul e Jaraguá do Sul. Quando liberado, o edital será publicado neste site. Segundo a corporação, isso deve ocorrer nesta quinta.
A incorporação dos militares temporários deverá representar um aumento de aproximadamente 40% no efetivo dos bombeiros. Sem o concurso público, o governo estadual estima economia de R$ 670 milhões em gastos ao longo de 40 anos, considerando encargos previdenciários e progressões da carreira regular.
Continua depois da publicidade

