O jovem de Blumenau que desapareceu ao ser arrastado por uma corrente de retorno na Meia Praia, em Navegantes, no começo da tarde de domingo (30), foi encontrado morto. Charles dos Santos Brito, de 20 anos, fazia parte de um grupo com outras cinco pessoas que também foram “puxadas” para dentro do mar. Os demais, porém, conseguiram escapar com vida.

Continua depois da publicidade

Conforme os bombeiros militares, eles entraram no mar em uma área não patrulhada. As condições do oceano eram desfavoráveis, com a presença de uma corrente de retorno de grande intensidade. Um guarda-vida que estava no horário do intervalo dele percebeu a movimentação e acionou reforço.

Na sequência, o profissional foi de motocicleta até o ponto da ocorrência para agilizar e se deparou com os seis banhistas sendo puxados. Ele conseguiu resgatar três jovens. Logo depois os outros socorristas chegaram e resgataram mais uma. A garota falou que o irmão dela havia submergido.

Uma quinta vítima saiu da água sozinha. Charles, no entanto, sumiu. “Desde então, equipes de guarda-vidas e operações de emergência seguem mobilizadas nas buscas”, contou a corporação. Horas depois, por volta das 21h, o corpo dele foi encontrado na praia por populares.

Como curtir a praia em segurança

  • Busque locais onde há serviços de guarda-vidas;
  • Fique atento à sinalização dos postos. Bandeira vermelha significa alto risco de afogamento; bandeira amarela, médio risco de afogamento; e bandeira verde, baixo risco de afogamento. Há ainda a bandeira lilás, que indica presença de água-viva e a bandeira preta, que indica que aquele posto está desativado;
  • Preste atenção especial à sinalização na faixa de areia, em que a bandeira vermelha triangular significa que aquele local é perigoso. A mesma bandeira normalmente sinaliza, também, que há uma corrente de retorno;
  • Respeito aos avisos e alertas dos guarda-vidas;
  • Caso seja surpreendido por uma corrente de retorno, mantenha a calma e nade paralelamente à praia buscando um banco de areia. Jamais nade contra a corrente, em direção à praia. Peça ajuda sinalizando com os braços;
  • Evite nadar ou mergulhar próximo aos costões;
  • Após uma refeição ou ingestão de bebida alcoólica, não entre na água;
  • Se for queimado por uma água-viva, não esfregue o local e nem utilize água doce para lavar. A indicação é para o uso de vinagre.

Continua depois da publicidade