A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou, nesta quinta-feira (2), que o GP de Singapura de Fórmula 1, no domingo (5), vai ser realizado com alerta de calor. Dessa maneira, o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto revelou que irá adotar uma preparação diferente para tentar se adaptar às condições climáticas do local.

Continua depois da publicidade

Além de Bortoleto: Os carros que Ayrton Senna pilotou na Fórmula 1

Por ser sua primeira vez na pista do país asiático, o piloto da Sauber afirmou que está animado e, para ajudar na adaptação com o clima, disse que usou vários moletons enquanto treinava no simulador. As informações são do ge.

— Treinamos um pouco em condições quentes, tipo sauna. Fiz um pouco de trabalho no simulador usando vários moletons. Tentando simular alguma coisa, mas no simulador você não fica muito cansado, então é um pouco difícil — disse em entrevista concedida nesta quinta-feira (2).

Bortoleto também explicou que a ideia curiosa veio em sua mente durante um momento de insônia.

— Era 1h da manhã e eu não conseguia dormir. Pensei: estou pilotando no simulador, então por que não colocar uns moletons e dirigir assim? Veio na minha cabeça e eu fiz! — esclareceu o brasileiro.

Continua depois da publicidade

O que é o alerta de calor da Fórmula 1

O alerta de calor está previsto em regulamento e só pode ser adotado se o serviço oficial de meteorologia da F1 indicar que a temperatura pode ultrapassar os 31ºC em algum momento da prova.

Com a medida, todas as equipes do grid precisam utilizar um sistema de resfriamento no carro. Além disso, os pilotos têm a opção de utilizar um colete, também com o intuito de tornar a condução mais agradável durante a corrida. No entanto, a vestimenta não é obrigatória. Caso o piloto opte por não usar o item, precisará adicionar um lastro de 0,5kg no carro.

— Quero dizer, não é uma semana que vai te deixar pronto para uma corrida. É sobre o ano inteiro fazendo o trabalho certo, então acho que deve estar bom — avaliou Bortoleto.

Bortoleto pontuou em quatro das últimas sete corridas. No entanto, na última prova, o GP do Azerbaijão, terminou em 11º lugar e não pontuou. Gabriel Bortoleto é o 18º colocado do campeonato, com 18 pontos.

Continua depois da publicidade

Leia também

Veja estádio reformado no Marrocos para Copa do Mundo de 2030

Mulher que dava hambúrguer para Cristiano Ronaldo conta: “Meu filho achava que era mentira”

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

*Matheus Welter é estagiário sob a supervisão de Marcos Jordão