O brasileiro Gabriel Bortoleto ultrapassou a pontuação de Ayrton Senna no primeiro ano de Fórmula 1, após os pontos conquistados nas últimas duas provas. No entanto, é importante ressaltar a grande diferença do modelo de pontuação entre a temporada de 2025 e a de 1984, quando o tricampeão estreou.

Continua depois da publicidade

Bortoleto bate pontuação de Senna na Fórmula 1

Atualmente, o piloto da Sauber soma 18 pontos. Os primeiros pontos aconteceram no GP da Áustria, após conquistar o 8º lugar com quatro pontos. Já no GP da Bélgica, somou mais dois com o 9º lugar. Na corrida seguinte, na Hungria, mais oito pontos com o 6º lugar. Os últimos quatro pontos vieram no GP da Itália, no último domingo (7), quando finalizou em 8º.

Como foi a estreia de Ayrton Senna

Assim como Bortoleto, Senna estreou em uma modesta equipe, que se chamava Toleman. No entanto, diferente do atual piloto da Sauber, o tricampeão mundial já conseguiu pontuar no 2º GP, na África do Sul, quando somou um ponto pelo 6º lugar. Em seguida, na Bélgica, repetiu o feito e garantiu mais um ponto.

Hamilton se aproxima de bater recorde negativo pela Ferrari

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Continua depois da publicidade

Senna conquistaria mais seis pontos após uma histórica campanha no GP de Mônaco, quando subiu no pódio pelo 2º lugar em uma corrida marcada por muita chuva. Ao longo das últimas 10 provas, o brasileiro abandonou seis corridas, ficou fora de uma e carimbou mais um pódio com o 3º lugar nos GPs da Grã Bretanha e Portugal. Com isso, terminou o ano de 1984 na 9ª colocação geral e com 13 pontos.

Caso o modelo de pontuação de 1984 fosse o atual, Ayrton Senna teria 64 pontos apenas somando as seis corridas que o tricampeão mundial terminou na zona de pontuação daquele ano.

Com os atuais 18 pontos, Gabriel Bortoleto é o 16º colocado na classificação geral. O próximo compromisso será o GP do Azerbaijão, no dia 21 de setembro.

Veja os bastidores da estreia de Bortoleto na Fórmula 1