Dois caminhões que perderam o freio na descida da Serra do Mar, na BR-376, precisaram usar a mesma área de escape do Km 667 em um intervalo de cinco horas, na tarde de quinta-feira (3), em Guaratuba (PR), no sentido Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Veja fotos de áreas de escape na BR-376
O primeiro flagrante ocorreu por volta das 12h08min. O caminhão, carregado com 11 toneladas de alimentos, perdeu os freios e o motorista precisou adentrar o dispositivo para conseguir se salvar.
Já a segunda entrada foi registrada por volta das 17h33min. O veículo, que não teve a carga divulgada, também teve uma falha e os freios não funcionaram. Em um cenário de chuva, diferente do primeiro flagrante, o condutor também conseguiu evitar o pior.
De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária da pista, os dois motoristas não se feriram.
Continua depois da publicidade
Veja o primeiro flagrante da área de escape
Como funciona a área de escape
As áreas de escape são recursos de segurança projetados para rodovias, principalmente em trechos com declives, como as serras. O conceito utilizado é o mesmo das pistas de automobilismo, como na Fórmula 1.
De acordo com a Arteris Litoral Sul, empresa que tem duas áreas de escape na BR-376, os dispositivos são projetados nas margens das rodovias, com sinalização indicativa para que o motorista direcione seu veículo até o dispositivo: uma caixa de concreto com profundidade variável e preenchida com argila expandida.
Confira o segundo flagrante da área de escape
Leia também
Sem freios, caminhão corta a frente de veículo para entrar em área de escape da BR-376
 
				 
                                     
                            
                            






