Após os confrontos das quartas de final da Liga das Nações de Vôlei (VNL) masculino, o Brasil conheceu a Polônia como seu adversário na semi. O histórico de confrontos entre as equipes pesa para a Seleção Brasileira, que além de ter mais derrotas, possui menos medalhas que os poloneses.

Continua depois da publicidade

O Brasil avançou a semifinal após vencer a China por 3 sets a 1, na última quarta-feira (30), pelas quartas de final. Já a Polônia superou os japoneses nesta quinta-feira (31), por 3 sets a 0.

Imagens de Brasil x Polônia na fase classificatória da VNL 2025

Histórico de confrontos Brasil x Polônia no vôlei masculino

As seleções já se enfrentaram em diversos momentos ao longo dos anos, principalmente em embates decisivos. Nos últimos 10 jogos entre os times, entre 2021 e 2025, o Brasil possui apenas quatro vitórias, contra seis da Polônia.

As equipes duelaram na fase de grupos das Olimpíadas de Paris 2024, onde os europeus vencendo no tie-break. Os triunfos em momentos decisivos também são superiores do lado polonês.

Continua depois da publicidade

Brasil supera China de virada e garante vaga na semifinal da Liga das Nações 2025

Seleção Brasileira feminina de vôlei demonstra incômodo com as sequências de “bola na trave”

Pela última edição da Liga das Nações, em 2024, a seleção polonesa eliminou o Brasil nas quartas de final. Já no Campeonato Mundial de 2024, superou a Seleção Brasileira na semifinal.

Além disso, os poloneses possuem mais medalhas na VNL que os brasileiros, sendo uma de ouro (2023) e prata (2021), e três de bronze (2019, 2022, 2024). Foram cinco pódios em seis edições realizadas. Ao contrário do Brasil, que tem apenas um ouro pela competição de 2021.

No ranking mundial, quem lidera é a Polônia, com 382.17 pontos. Já o Brasil ocupa a terceira posição, com 359.24 pontos. O mau histórico dos brasileiros pode diminuir com a VNL 2025, já que quem levou a melhor na fase classificatória foi a Seleção Brasileira, por 3 sets 1.

Com apenas uma derrota no torneio, o Brasil se classificou a fase final com uma liderança isolada. Ao contrário, a Polônia venceu oito jogos e perdeu quatro, avançando ao mata-mata em quinto lugar.

Continua depois da publicidade

Sobre a Liga das Nações de Vôlei masculino 2025

A VNL começou no dia 11 de junho, quarta-feira, e vai até o dia 3 de agosto. A competição reuniu 18 seleções do mundo inteiro e o Rio de Janeiro foi uma das cidades-sede.

O Brasil fez a melhor campanha da competição, com 11 vitórias e apenas uma derrota. A Seleção se classificou como líder da tabela, com 32 pontos conquistados. Pra fechar o top 3, os italianos somaram 24 pontos ao vencer 10 jogos e os franceses 24, com oito vitórias.

VNL feminina 2025: Resultado da final entre a Seleção Brasileira e Italiana

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

As demais seleções que avançaram à fase final foram o Japão, a Polônia, a Eslovênia, a Cuba e a China. O mata-mata começou nas quartas de final, que durou dois dias, em Ningbo, na China.

O dia de descanso será na sexta-feira (1), e contará como preparo para as semifinais, que acontecerão no sábado (2). Já para a disputa do terceiro lugar e da final não haverá pausa, sendo em 3 de julho, no domingo, e marca o último dia da competição.

Continua depois da publicidade

Seleções eliminadas da Liga das Nações masculino 2025

A Holanda, que terminou na lanterna, está rebaixada e não joga a próxima edição. De acordo com o regulamento da competição, o melhor colocado no ranking mundial e ausente na atual edição assume a vaga em 2026.

  • Japão;
  • França;
  • Cuba;
  • China;
  • Alemanha;
  • Argentina;
  • Bulgária;
  • Canadá;
  • Estados Unidos;
  • Holanda;
  • Irã;
  • Sérvia;
  • Turquia;
  • Ucrânia.

Melhores momentos de Brasil e Polônia na VNL 2025

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão