O Brasil perdeu para a Itália, neste sábado (6), durante a semifinal do Mundial de Vôlei Feminino 2025 e teve que adiar o sonho do título inédito na competição. O confronto aconteceu em Bangkok, na Tailândia, e acabou em 3 sets a 2, no tie-break. As parciais foram de (25/22, 22/25, 30/28, 22/25 e 13/15).

Continua depois da publicidade

Com o resultado, as italianas chegaram a sua 35ª vitória seguida. Apesar disso, a maior pontuadora do confronto foi a brasileira Gabi Guimarães, com 29 pontos, seguida pela italiana Antropova, com 28.

Como foi o jogo Brasil x Itália

A Seleção Brasileira começou o primeiro set com mais confiança e liderando o placar. O técnico italiano Julio Velasco chegou a pedir tempo, mas mesmo com a parada as brasileiras seguiram melhores. Na reta final, a Itália se aproximou no placar, mas com 25 a 22 o Brasil levou a melhor.

Para a segunda parcial as italianas voltaram melhor, abrindo o set em 5 a 2. Aos poucos, a Seleção Brasileira reagiu e conseguiu o empate em 12 a 12, deixando o jogo mais equilibrado. Porém, a Itália continuou melhor e não deu chances das brasileiras superarem, fechando em 25 a 22, espelho da parcial anterior.

O terceiro set começou equilibrado e com as duas seleções se alternando na dianteira do placar. Com as duas equipes dando o seu máximo, o jogo seguiu disputado ponto a ponto até os momentos decisivos do set. No fim, Julia Bergmann e Kudiess encerraram em 30 a 28, com bloqueio.

Continua depois da publicidade

Líbero do Brasil é considerada “herdeira” de bicampeã olímpica

O panorama da partida continuou o mesmo no início do quarto set. O Brasil conseguiu empatar e virar para 8 a 7, mas a pouca diferença no placar permitiu que as italianas fizessem 19 a 16 sobre as brasileiras. A Seleção Brasileira continuou com a mesma insistência dos sets anteriores, porém viu a Itália marcar outro 25 a 22 e forçar o tie-break.

No set decisivo, a seleção da Itália saiu na frente, mas a liderança foi disputada até o final, com alternância. Apesar das tentativas do Brasil, a italiana Engonu anotou o ponto da vitória, com 15 a 13. Terminada a partida, as italianas se jogaram no chão para comemorar a classificação.

Agora, a Itália enfrenta a Turquia, neste domingo (7), às 9h30min, na decisão pelo ouro. Mas antes, o Brasil encara o Japão, às 5h30min, na disputa pelo bronze.

Como funciona o Mundial de Vôlei Feminino 2025

O Campeonato Mundial é uma das principais competições de vôlei organizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A 20ª edição acontece na Tailândia, até 7 de setembro, e a capital do país, Bangkok, recebe a fase final.

Continua depois da publicidade

Na Fase preliminar, as 32 equipes foram distribuídas em oito grupos de quatro equipes e jogaram entre si em turno único. As duas primeiras equipes em cada grupo se classificaram para a fase final

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Foram realizadas oito jogos nas oitavas de final, quatro nas quartas de final, e agora faltam duas partidas nas semifinais, a disputa pelo terceiro lugar e por fim pelo título do campeonato. Ao todo, são 64 jogos.

Até hoje, o Brasil nunca conquistou um título do Mundial feminino, e a seleção vive um jejum geral de conquistas em grandes torneios internacionais. Não sobe ao lugar mais alto do pódio desde o Grand Prix de 2017.

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão