nsc
    nsc

    Participe

    Brasil Sabor: como avaliar as receitas que participam do concurso 

    O público pode votar no prato favorito pelo aplicativo online da Abrasel 

    29/07/2020 - 12h15 - Atualizada em: 04/08/2020 - 10h51

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    brasil sabor
    (Foto: )

    O festival Brasil Sabor reúne mais de 100 restaurantes, que oferecem descontos entre 30% e 50% até o dia 16 de agosto. Entre eles, os estabelecimentos inscritos - aqueles associados à Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) - participam de um concurso e concorrem a prêmios exclusivos, oferecidos pelos patrocinadores do Festival. 

    A votação acontece online, pelo aplicativo da entidade. A plataforma, já utilizada em outras edições do evento, pode ser acessada pela web, sem precisar de download. A interface é autoexplicativa e permite ao consumidor dar notas entre uma e cinco estrelas para o restaurante.

    São utilizados dois critérios de avaliação: a apresentação ou embalagem do prato - com peso de 20% na nota final - e o sabor da receita, com peso de 80% para a pontuação do restaurante. 

    > Confira a lista dos restaurantes que oferecem até 50% de desconto durante o Festival Brasil Sabor

    Comer com os olhos

    A apresentação é o “apelo visual” da receita, já que a aparência do prato influencia diretamente na escolha dos consumidores. Porém, a montagem dos pratos exige profissionalismo e conhecimento de diversas técnicas, com sensibilidade para combinar uma série de fatores da hora de decorar a receita, incluindo a louça. Devido à pandemia, muitas receitas serão avaliadas pela embalagem da entrega, o que exige, também, criatividade dos restaurantes. 

    Para essa nota, os consumidores precisam estar atentos à harmonia entre os elementos, observando a disposição entre as porções e os molhos, entre outros, para que formem uma composição interessante. 

    Confira quais são os pontos-chave para avaliar a apresentação do prato.

    Visual 

    Esse é o primeiro sentido despertado pela apresentação. As cores dos alimentos transmitem sinais, até mesmo de alerta, e antes mesmo da pessoa provar. Por isso, é importante que as tonalidades criem uma expectativa positiva para quem vai degustar a receita. 

    brasil sabor
    (Foto: )

    Olfato

    O aroma do prato é capaz de estimular a salivação e aumentar a expectativa para a degustação. Por isso, é um quesito importante, considerando se condiz com o visual dos alimentos e, depois, se o sabor reflete essa sensação criada antes mesmo de saborear a comida.

    Sabores marcantes

    A aparência é um ponto muito importante, mas pode criar expectativa e não ser suficiente para uma experiência satisfatória. Por isso, a avaliação do sabor pesa mais nessa pontuação. 

    Mas até o sabor precisa ser avaliado com atenção, já que apenas um restaurante de cada categoria vencerá o concurso Brasil Sabor. A harmonia entre cítricos e adocicados, e outros elementos, precisa estar perfeita para que um estabelecimento receba as cinco estrelas no voto do consumidor. 

    Nesse critério, é necessário levar em conta a resposta de dois sentidos do corpo: o paladar e o tato. 

    Paladar

    Por meio das papilas gustativas é possível identificar os sabores doce, amargo, ácido e salgado. Para degustar um prato é importante valorizar quais são os sabores mais presentes e se ele deveria aparecer naquela receita.

    brasil sabor
    (Foto: )

    Tato

    A língua é capaz de distinguir diversas características do alimento: textura, densidade e temperatura. As sensações provocadas no momento da mastigação precisam ser levadas em consideração ao escolher quantas estrelas o prato merece. A harmonia entre as texturas, com crocâncias distintas e temperaturas que se completam, contando muito na complexidade da receita. 

    Valorização dos restaurantes catarinenses

    Esta edição do tradicional festival Brasil Sabor tem o objetivo de valorizar o setor que está enfrentando impactos com a pandemia do novo coronavírus. Mais do que promover entretenimento e auxiliar na divulgação dos estabelecimentos de cada região, o evento busca fomentar a economia catarinense.

    — O Brasil Sabor será responsável por apoiar bares e restaurantes que estão enfrentando momentos delicados. O festival já é reconhecido pela atuação de peso em todo Estado e, neste ano, temos uma pretensão ainda maior, de, mais do que promover entretenimento, movimentar essa economia e reforçar que esse serviço é essencial para a qualidade de vida dos catarinenses — afirma Raphael Dabdab, presidente da Abrasel-SC. 

    A programação encerra no dia 16 de agosto e a lista dos restaurantes participantes está disponível no canal do Festival, no NSC Total.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas