Brasil e Japão se enfrentaram na manhã desta sexta-feira (18), pela terceira e última semana classificatória da Liga das Nações de Vôlei (VNL) masculino 2025, em Chiba, no Japão. A Seleção Brasileira superou os japoneses por 3 sets a 0 e já garantiu a classificação à fase final da competição. As parciais foram 25/21, 25/23 e 28/26.

Continua depois da publicidade

Confira imagens do Brasil na terceira fase da VNL masculina 2025

Resultados do 3º dia da terceira etapa da VNL masculina 2025

Com o resultado, a equipe de Bernardinho soma nove vitórias em 10 jogos pela Liga das Nações. No momento, o time é líder na tabela de classificação, com 26 pontos conquistados.

Mesmo com a classificação garantida, a Seleção Brasileira ainda tem dois compromissos nesta semana, antes de disputar a etapa final e eliminatória, em Ningbo, na China, no fim do mês.

O time enfrentará a Turquia neste sábado (19), às 3h30min, e encerrará a fase preliminar diante da Alemanha, domingo (20), às 2h30.

Continua depois da publicidade

Como foi o confronto Brasil x Japão

O primeiro set começou equilibrado, mas logo no início a seleção japonesa conseguiu abrir vantagem. O Brasil virou o jogo ao fazer uma sequência de cinco acertos. O rival da manhã ainda conseguiu reagir, o que resultou em pedido de tempo do treinador Bernardinho.

Aos poucos, a Seleção Brasileira neutralizou as ações do Japão e abriu quatro pontos de diferença, fazendo 23 a 19. Na reta final, Honorato fechou a parcial em 25 a 21 para o Brasil, com ponto de ataque.

Durante o segundo set, o Brasil conseguiu se manter na liderança e abriu quatro pontos de vantagem. Porém, o ataque dos japoneses estava funcionando bem e a seleção reduziu a diferença em 21 a 20 para os brasileiros.

A equipe de Bernardinho buscou manter o bom desempenho e, com ataques de Flávio e Alan, fechou o set em 25 a 23, com 25 minutos de jogo.

Continua depois da publicidade

Ana Cristina recebe diagnóstico definitivo de lesão

Confira os jogos da terceira semana da Liga das Nações de Vôlei masculino 2025

Com a vantagem de 2 sets a 0, o Brasil estava no controle do confronto, porém a Seleção levou um susto no início da terceira parcial, chegando a ficar quatro pontos atrás dos japoneses. Os brasileiros buscaram o empate com o time da casa e marcaram 18 a 18 no placar.

A Seleção Brasileira virou o jogo e competiu ponto a ponto até o fim do set. Com erro do Japão, o time alcançou o matchpoint, mas Darlan tentou forçar o saque para fazer ace e errou. Outro erro, dessa vez do ataque de Honorato, levou o placar em 24 a 24.

O central e capitão do time Flávio marcou o 25º ponto, deixando o Brasil novamente a beira da vitória. Porém, o bloqueio dos japoneses freou um ataque de Lukas Bergmann, deixando o placar igualado novamente.

Conheça os irmãos Bergmann, da Seleção Brasileira de vôlei

Na reta final, o oposto Alan emplacou dois ataques positivos e finalizou a parcial em 28 a 26 para o Brasil. Com a vitória, a equipe não apenas garantiu a classificação, como também se manteve na liderança da tabela.

Continua depois da publicidade

Sobre a Liga das Nações de Vôlei masculino 2025

A VNL começou no dia 11 de junho, quarta-feira, e vai até o dia 3 de agosto. A competição reunirá 18 seleções do mundo inteiro e o Rio de Janeiro foi uma das cidades-sede.

Além do Brasil, a Alemanha, Argentina, Bulgária, Canadá, China, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França, Holanda, Irã, Itália, Japão, Polônia, Sérvia, Turquia e Ucrânia, compõem a VNL masculina em 2025.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

A seleção chinesa, por ser anfitriã das eliminatórias, já tem vaga garantida no mata-mata. Caso a China não termine entre as oito, apenas as sete melhores jogarão a próxima etapa, que acontecerá entre 30 de julho e 3 de agosto.

Além disso, a última semana também definirá a equipe que será rebaixada ao final da edição. Quem estiver em último na tabela de classificação não jogará na próxima VNL e abrirá lugar para outra seleção.

Continua depois da publicidade

*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão