O vocalista e fundador dos Beach Boys, Brian Wilson, morreu aos 82 anos. A informação foi confirmada nas redes sociais do cantor, nesta quarta-feira (11). O cantor foi diagnosticado com um “grave distúrbio neurocognitivo”, segundo seus empresários, semelhante à demência em 2024. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Antes, ele havia sido diagnosticado com esquizofrenia. Wilson também tinha problemas de saúde mental há mais de 60 anos.
“É com o coração partido que anunciamos o falecimento do nosso querido pai, Brian Wilson. Estamos sem palavras neste momento. Por favor, respeitem nossa privacidade, pois nossa família está de luto. Sabemos que estamos compartilhando nossa dor com o mundo.”
A esposa do compositor, Melinda Kae Ledbetter, morreu em 2024 e ele deixa sete filhos.
Wilson era considerado um dos maiores músicos e compositores da história. Em seu catálogo, estão canções clássicas do rock n’ roll sessentista como “Surfin’ U.S.A.” e “I Get Around”. Ele também se destacou por meio de baladas com melodias marcantes como “God Only Knows”, “Don’t Worry Baby” e “California Girls”.
Continua depois da publicidade
Formação do Beach Boys
Os Beach Boys foi criado em 1961, na Califórnia. A banda era formada por Brian, seus irmãos Dennis e Carl, o primo Mike Love e o amigo Al Jardine.
Depois do fracasso comercial de “Pet Sounds”, disco de 1966 aclamado pela crítica e inspiração para o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” dos Beatles, o grupo começou a viver uma crise.
Brian viu seus problemas psicológicos se agravarem e ele demorou 44 anos para terminar seu trabalho mais ambicioso, o disco “Smile”. O projeto saiu apenas em 2011.
Os Beach Boys passaram por disputas jurídicas, incluindo uma pelo direito de usar o nome do grupo, que ficou com o vocalista Mike Love. Dennis morreu afogado em 1983 e Carl morreu em 1998 devido a um câncer.
Continua depois da publicidade
Veja foto de Brian Wilson
Carreira solo
Brian teve uma carreira solo celebrada, com turnês em teatros e festivais. Ele veio ao Brasil em 2004, quando fez shows com as canções de “Smile” e sucessos da carreira.
A vida do cantor também deu origem a um documentário (“Brian Wilson: Long Promised Road”, de 2021) e uma cinebiografia estrelada por John Cusack e Paul Dano (“Love & Mercy”, de 2014).
Na música, estão entre os trabalhos mais recentes os discos “At My Piano”, lançado em 2021 só com versões instrumentais de suas canções; e “Brian Wilson and Friends”, álbum ao vivo de 2016.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Jean Laurindo
Leia também
Cafu entrega camisa da Seleção ao papa Leão XIV no Vaticano
Brasil registra recorde de feminicídio em 2024 com quatro mulheres mortas por dia