Quem visita um parque com crianças pequenas não está só em busca de adrenalina ou boas fotos. Em geral, pais e familiares de crianças desejam um tempo diferente, em que as telas perdem espaço para o olho no olho, a mão dada, o riso que contagia. No Beto Carrero World, logo na primeira volta no carrossel ou num “olha lá”, de cima da roda-gigante, a rotina se quebra, e a presença vira experiência.
Continua depois da publicidade
Pesquisas mostram que o brincar não é apenas uma atividade infantil. As brincadeiras fortalecem a estrutura e o funcionamento do cérebro, favorecem as chamadas funções executivas (atenção, autocontrole, memória de trabalho) e constroem habilidades socioemocionais essenciais para a vida escolar e para a autonomia até a vida adulta.
Parques de diversões são lugares em que o tempo de qualidade em família ganha outra dimensão, onde a brincadeira é protagonista com atrações pensadas para os pequenos e benefícios do desenvolvimento infantil comprovados pela ciência.
Nesses espaços, trocas entre adulto e criança, com conversas, cantorias, o ato de apontar e perguntar sobre algo e responder às curiosidades durante o passeio, ajudam o cérebro a se desenvolver e sustentam a linguagem, aumentando o vínculo e confiança entre pais e filhos.
Brincar junto é como construir uma ponte de aprendizagens para o futuro.
Continua depois da publicidade
Brinquedos para infâncias mais felizes
No Beto Carrero World, a brincadeira é levada a sério desde a primeira infância, e há brinquedos para toda a família.
O Carrossel Veneziano, por exemplo, é um clássico que emociona gerações. Enquanto os adultos se encantam relembrando a infância, as crianças treinam equilíbrio, percepção espacial e imaginação.
As luzes e os detalhes artesanais convidam todos a mais e mais voltas, e cada volta delas é única e rende uma foto diferente no álbum da família.
A Roda Gigante é outro brinquedo tradicional, que acompanha e emociona gerações. A do Beto Carrero World não é diferente. Com uma vista panorâmica de tirar o folêgo, é o lugar perfeito para observar todo o parque e para mostrar aos pequenos como as coisas mudam quando vistas de cima.
Continua depois da publicidade
Para os pequenos, é um exercício de observar o mundo do alto e nomear cores, formas e pontos do parque. Para os adultos, pode ser uma pausa, um abraço. Outro brinquedo que promove a contemplação e acalma os ânimos é o Raskapuska.
O Baby Elefante traz encatamento e história para contar. Imagina como é, para as crianças menores, a sensação de “voar” em um elefantinho! Esse brinquedo é um faz de conta aqui que acontece. Nele, pais e filhos podem criar as próprias histórias, mesclando real e imaginário Dum Dum.
O Dum-Dum, “a montanha-russa do jacaré” também traz uma dose de fantasia para a brincadeira e com uma pitada de emoção para iniciantes. A curva que arrepia um pouquinho vira conquista, e as crianças descobrem que, com o apoio de um adulto, conseguem encarar medos e transformá-los em aventura.
Os pequenos que já se atraem por aventuras costumam repetir a ida à Autopista (Bate-bate), à Tigor Mountain e às Xícaras Malucas, que trazem alegria é coletiva e um friozinho na barriga na medida, assim como o Super Soaker Splash, uma competição divertida com água, que ajuda a treinar a coordenação e o cooperação.
Continua depois da publicidade
Como transformar o dia no Beto Carrero World em aprendizado afetivo
Pesquisas em desenvolvimento infantil apontam que brincar com adultos fortalece a linguagem, a coordenação, a criatividade e a autorregulação, além de ampliar vocabulário, cooperação e resolução de problemas.
O movimento das brincadeiras melhora a atenção e memória e, em família, traz menos ansiedade e ajuda a construir e a fortalecer laços de confiança e de carinho.
A primeira infância é um tempo decisivo para o desenvolvimento emocional, motor e cognitivo, com brincadeiras seguras sustentando curiosidade, resiliência e saúde integral. No Beto Carrero World, isso acontece naturalmente em atrações de ritmo suave, fantasia e participação da família.
A repetição faz parte da infância, e o Passaporte Anual Beto Carrero é um aliado das famílias
Repetir faz parte do brincar! Na primeira vez, as crianças experimentam a novidade; na segunda volta, elas percebem novos detalhes; na terceira, inventam outras histórias.
Continua depois da publicidade
Cada fase traz uma coragem diferente, e voltar ao parque em momentos diferentes ao longo de um ano mostra as mudanças no desenvolvimento: maior vocabulário, mais segurança, novas curiosidades.
Nisso, o Passaporte Anual Beto Carrero é um parceiro das famílias. Com eles, é possível retornar diversas vezes por 12 meses, escolher dias mais tranquilos, dividir o parque como “capítulos” de uma historinha. Por exemplo, Carrossel e Roda-gigante hoje; Raskapuska e Xícaras na próxima visita; Dum Dum e Tigor Mountain quando a coragem pedir mais aventura, além de aproveitar tudo sem correria.
São três categorias, Ouro, Prata e Bronze, para escolher qual se adapta melhor à sua família.
Dicas rápidas para pais e cuidadores
- Chegue com calma.
- Verifique os horários das apresentações e faça pausas para lanches e água.
- Calçado confortável e uma troca de roupa leve ajudam em atrações com água.
- Respeite o ritmo, alternando atrações animadas com passeios tranquilos.
- Nomeie o mundo, descreva cores, sons e formas que vocês estão vendo, isso expande o vocabulário.
- Convide a criança a decidir: escolha a próxima atração, pois autonomia também se aprende.
Continua depois da publicidade
Lembre-se de que crianças pequenas cansam mais jovens e adultos, mais vale um dia bom e curto do que um roteiro agitado, que pode terminar em choro e pedido de colo.

