nsc
    nsc

    Por dentro do EAD

    Busca por cursos EAD cresce no Brasil; entenda por que essa modalidade de ensino vem ganhando adeptos 

    Modalidade de ensino já vinha crescendo no Brasil, mas ganhou fôlego com a pandemia 

    01/07/2020 - 10h54 - Atualizada em: 09/07/2020 - 14h15

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    Busca por cursos EAD cresce no Brasil; entenda por que essa modalidade de ensino vem ganhando adeptos
    (Foto: )

    A pandemia causada pelo novo coronavírus certamente é um dos fatores responsáveis pelo aumento das buscas por cursos EAD. Devido ao isolamento social imposto em diversos países como medida de contenção do vírus, muita gente passou a ficar muito mais tempo em casa. Ao mesmo tempo, as universidades e escolas tiveram que fechar suas portas físicas e abrir espaço no mundo digital.

    Nesse contexto, os cursos oferecidos na modalidade a distância ganharam destaque. Segundo a Catho Educação, o aumento nas matrículas para cursos EAD foi de 70% entre 21 de março e 6 de abril deste ano, enquanto o interesse pelos cursos remotos aumentou em 45%.

    Parte disso ocorre pela necessidade de continuar estudando e buscando especialização em tempos de crise. Afinal, o conhecimento é chave para uma carreira de sucesso e tem muita gente aproveitando o momento em casa, ou com mais tempo livre, para estudar e se qualificar para conseguir uma colocação profissional melhor.

    EAD é tendência em educação

    Ainda que a pandemia tenha um papel considerável no aumento das buscas por cursos EAD, vale reforçar que essa modalidade de ensino já vinha ganhando força há algum tempo. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados no Censo da Educação Superior 2018, o Brasil hoje oferta mais vagas na modalidade a distância do que em cursos presenciais.

    A pesquisa registrou 7,1 milhões de vagas EAD e 6,3 milhões em cursos presenciais. Outro dado relevante é o fato de que, em 2018, 40% dos ingressantes em cursos superiores optaram pelo ensino a distância. Além disso, outro dado comprova o crescimento da modalidade: de 2017 para 2018, o aumento das matrículas em cursos remotos foi de 50,7%.

    Os números não deixam dúvidas de que o EAD está crescendo no Brasil. Mas para entender o porquê dessa expansão, é preciso considerar os motivos que levam tantos estudantes a optarem pela modalidade.

    Flexibilidade

    Uma das principais razões por que muita gente escolhe um curso EAD é a flexibilidade. No geral, nesta modalidade é possível assistir às aulas a hora que quiser, desde que siga o cronograma semanal, quinzenal ou mensal de cada módulo e disciplina do curso. Para quem trabalha o dia inteiro, poder estudar à noite, nos fins de semana, de manhã ou até no intervalo do almoço no trabalho é um grande benefício. Não ter que sair de casa também é outra vantagem, independentemente do período de quarentena, já que dispensa gastos com transporte e o tempo perdido no trânsito pode ser convertido em horas de dedicação.

    Facilidade de acesso

    Para estudar, basta ter um computador com acesso à internet e querer aprender. Assim como nas aulas presenciais, o aluno EAD tem acesso aos professores do curso para tirar dúvidas, pode conversar também com colegas e rever aulas para acompanhar o conteúdo e garantir que está aprendendo.

    Custo-benefício

    Para muitos, fazer um curso EAD compensa por se tratar de educação de qualidade a um investimento mais baixo do que o das instituições que oferecem aulas presenciais. Além disso, o conteúdo de um curso remoto e o de um curso presencial são os mesmos, assim como as avaliações, os trabalhos e o envolvimento acadêmico. Portanto, quando o aluno se forma, não há distinção entre um diploma EAD e o de universidade presencial, resultando numa ótima relação custo-benefício.

    Modernidade

    Os cursos EAD de verdade mais bem avaliados não são apenas uma reprodução das aulas presenciais. Hoje a tecnologia permite que as aulas sejam dinâmicas, interativas e modernas. Muitas universidades que oferecem cursos EAD possuem plataformas próprias (os chamados Ambientes Virtuais de Aprendizagem), com softwares desenhados para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem.

    Exemplo disso é a Uniasselvi, um dos EADs mais conceituados do país, que há 15 anos oferece cursos em sistemas próprios, desenvolvidos para proporcionar experiências que propõe engajamento e eficiência no ensino. Vídeos, recursos visuais e multimídia, mapas de conteúdo, recursos de realidade aumentada, a possibilidade de interagir com professores e colegas e de acompanhar seu progresso acadêmico são algumas das vantagens que a instituição oferece.

    Na Uniasselvi, você encontra cursos EAD de qualidade que podem ajudar a impulsionar a sua carreira. Conheça!

    Para ler mais sobre o ensino a distância, acesse o canal Por Dentro do EAD.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas